Com apoio da Horta das Flores e da Subprefeitura da Mooca, evento reunirá gastronomia, oficinas, palestras, shows e atividades infantis no dia 25 de junho.
Depois do sucesso da primeira edição, o movimento Slow Food organiza neste ano a segunda Festa Junina Livre de Transgênicos. O evento acontece no dia 25 de junho, sábado, das 9h às 18h, na Horta das Flores, que fica no bairro da Mooca, em São Paulo. Promovida pelo projeto Viva Bairro!, Praças dos Povos e seus parceiros, a festa conta com organização da Horta das Flores e Subprefeitura da Mooca e, claro, curadoria gastronômica do Slow Food.
Prezando por uma alimentação saudável, a Festa Junina Livre de Transgênicos não terá quitutes com milho, ingrediente tão tradicional nessa época do ano. Isso porque cerca de 85% do milho produzido no Brasil é transgênico, incluindo a espiga, os flocos, a farinha e o milho enlatado. Isso sem falar nos seus subprodutos, tais como amido e glucose, que são base da maioria dos alimentos processados à venda nos supermercados como salgadinhos, bolos e biscoitos. A ideia do evento é mostrar que dá para curtir uma festa junina de verdade sem precisar abrir mão das comidinhas gostosas que são praticamente uma obrigação nas comemorações do mês de junho.
Prova disso são os pratos do Convívio Saudável Mente, que farão parte do menu da festa. Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta e mandioca frita, ambos fritos no óleo de dendê, são os destaques. Eles ainda oferecerão bijajica (espécie de cuscuz de mandioca e amendoim), amendoim torrado (doce e salgado) ecuscuz de tapioca com coco e, para acompanhar, vinho quente. O Convívio Como Como, da Como Como Escola de Ecogastronomia, participará com os clássicos pinhão, cuscus paulista de arroz, bolo de amendoim,quentão sem álcool e chocolate quente. Para completar, haverá também curau de abóbora, sucesso da edição passada. Todos os pratos custaram de R$ 5 a R$ 20.
Quem quiser saber mais sobre o assunto poderá assistir a um bate-papo sobre sementes crioulas e variedade de milho na data da festa. Para completar, haverá ainda uma “troca de sementes” acontecendo ao longo do dia. Além das barracas de comidas, bebidas e doces, o arraial terá, entre as atrações, atividades infantis como pintura, pescaria e corrida de sacos; oficinas de decoração e crochê; shows de forró e, para finalizar, uma típica quadrilha.
Confira aqui os horários das atividades:
8h00 – Montagem das barracas
9h00 – Abertura da festa
9h30 – Atividades infantis: pintura facial, pescaria, derrubar as latas, acertar o palhaço, corrida de sacos, argolas no pino, tiro ao alvo com estilingue e correio elegante
10h00 – Oficina de estandartes para decoração
11h00 – Palestra sobre sementes crioulas e variedade de milho e Troca de sementes
12h00 – Oficina de crochê
13h00 – Oficina de pífanos
14h00 – Repente com Hip Hop
15h00 – Show do Bando de Seu Pereira (FORRÓ)
16h00 – Show Trio Bacalhau (FORRÓ – a confirmar)
17h00 – Quadrilha
18h00 – Cerimônia de encerramento
Sobre o Slow Food:
Fundado por Carlo Petrini, na Itália, em 1986, o Slow Food é um movimento internacional sem fins lucrativos presente em mais de 150 países. Nasceu como um protesto contra o fast-food e a fast-life, onde tudo é padronizado. Defende o alimento bom, ou seja, saboroso e de qualidade; limpo, que não prejudica o meio ambiente; e justo, em relação a condições de trabalho e remuneração dos produtores. O Slow Food tem três grandes missões: defender a biodiversidade alimentar, difundir a educação do gosto e aproximar os agricultores dos consumidores através de eventos, iniciativas e projetos como a Arca do Gosto, o Terra Madre Day, o Disco Xepa e a Aliança dos Cozinheiros.
Serviço
Festa Junina Livre de Transgênicos
Local: Horta das Flores – Av. Alcântara Machado, 2200 – Mooca, São Paulo.
Horário: 09h às 18h
Entrada franca
(#Envolverde)