Ambiente

Fundação Banco do Brasil e IDIS lançam projeto em comunidades do Amazonas

Municípios de Borba, Nova Olinda e Itacoatiara receberão tecnologias sociais de saneamento básico, tratamento de água e saúde.

Por Redação da Envolverde –

A Fundação Banco do Brasil e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS vão reaplicar tecnologias sociais para combater problemas que atingem cerca de duas mil famílias ribeirinhas e rurais do Amazonas, com foco especial na primeira infância. Os municípios de Borba, Nova Olinda e Itacoatiara serão contemplados com três tecnologias nas áreas de saneamento básico, tratamento de água e saúde. A ação conta também com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SUSAM.

O Projeto “Tecnologias Sociais no Amazonas” será lançado nesta sexta-feira (10), com o investimento social de R$ 1 milhão. A comunidade de Axinim, que fica no município de Borba (distante 6 horas de barco de Manaus) vai começar a receber nos dias 20 a 24 deste mês a Tecnologia Social HB, um método que ajuda na rápida identificação e tratamento da anemia ferropriva (deficiência de ferro no organismo) em alunos das escolas da rede pública de municípios brasileiros.

As tecnologias sociais são soluções desenvolvidas com comunidades locais e que resolvem um determinado problema social. Com o sucesso da iniciativa, outras regiões também poderão ser beneficiadas. A escolha das tecnologias foi feita a partir de diagnóstico preliminar, realizado com a participação das populações locais, que auxiliaram na identificação das demandas e carências dessas comunidades. As práticas escolhidas já integram o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), da Fundação BB, que reúne 850 experiências, capazes de gerar efetiva transformação social.

Floresta Amazônica, Manaus, Brasil. Foto: Shuterstock

 

O IDIS já trabalha com as comunidades ribeirinhas do Amazonas desde 2011, quando junto com outros parceiros criou o PIR – Primeira Infância Ribeirinha. O PIR foi um projeto piloto que teve como objetivo final o estabelecimento de uma política pública para a primeira infância no estado. O projeto capacitou Agentes Comunitários de Saúde para que, durante as visitas domiciliares, orientassem as famílias sobre cuidados básicos de saúde para gestantes e crianças pequenas. Os resultados foram positivos e o governo criou, no ano passado, o Programa Primeira Infância Amazonense (PIA) – lei 4.312, aprovada em 11 de março de 2016 –, que expande esse atendimento para todos os municípios do Amazonas.

Conheça as iniciativas escolhidas pelo projeto “Tecnologias Sociais no Amazonas”

HB: Tecnologia Social de Combate à Anemia Ferropriva
Trata-se de um método que ajuda na rápida identificação e tratamento da anemia ferropriva em alunos das escolas da rede pública de municípios brasileiros.

SODIS: Desinfecção solar da água
Por meio de mecanismos sinergéticos [simplificar] de radiação UV-A solar e temperatura, esta técnica trata a água para o consumo neutralizando os microorganismos/ bactérias elementos patogênicos causadores de diarreia e doenças relacionadas.

Banheiro Ecológico: saneamento descentralizado para comunidades ribeirinhas
Tem como objetivo, reduzir a contaminação de recursos hídricos, oferecendo solução de saneamento.

Saiba mais sobre o Banco de Tecnologias Sociais: fbb.org.br/tecnologiasocial

Lançamento TSA – Tecnologias Sociais do Amazonas
Data: 10 de março (sexta-feira)
Horário: 8 às 11 horas
Local: Banco do Brasil – Manaus
Rua Guilherme Moreira, 315, 9o.andar – Centro

(#Envolverde)