Maratona de programação vai reunir 48 desenvolvedores para construir aplicativos e soluções a partir de dados da gestão municipal.
Por Redação da Envolverde –
Campinas recebe nos dias 5 e 6 de março um Hackathon – maratona de programação – com o objetivo de criar projetos de softwares e soluções tecnológicas para a Administração Pública e os cidadãos. O evento será promovido pela IMA – Informática Munícipios Associados, Prefeitura Municipal de Campinas e pela Sensedia, empresa especialista em APIs. Quem curte programação e quiser participar da maratona poderá usar a base de dados relacionados à Prefeitura de Campinas para criar aplicativos e soluções tecnológicas úteis para a população.
“A IMA cuida de toda a infraestrutura digital de Campinas, incluindo os sistemas de gestão urbana, financeiro, saúde e atendimento como o 156”, explica Fábio Pagani, presidente da organização. Segundo ele, a expectativa é que o hackathon traga boas ideias que possam ser implementadas posteriormente. “O evento faz parte das iniciativas de estímulo à inovação e empreendedorismo em Campinas”, conta.
O evento tem início no dia 5, às 8h00, na sede do IMA, à Rua Bernardo de Sousa Campos, 42 – Praça Dom Barreto – Ponte Preta. Serão 48 pessoas selecionadas, a serem divididas em 12 equipes, e cada time será composto por três desenvolvedores e um designer. “Os participantes terão apoio do time técnico e de pessoas da área de negócios que poderão falar mais sobre a origem e o uso desses dados”, conta Kleber Bacili, CEO da Sensedia.
Como participar
Se você gosta de programar e quer participar da maratona de programação da IMA, acesse o site http://www.ima.sp.gov.br/hackathon e faça sua pré-inscrição. Os critérios de seleção incluirão conhecimento de diferentes tecnologias e histórico profissional. Você poderá, também, colocar links para seu portfolio, apps e outros trabalhos realizados.
“A maratona de programação resultará em produtos que colaborem para a reinvenção do governo, proporcionem maior visibilidade e transparência dos dados públicos, bem como benefícios aos cidadãos”, afirma Fábio Luiz, coordenador de sistemas na IMA. Serão 24 horas de programação, já que o evento se encerra somente no dia 6, a partir das 9 horas, com a demonstração dos apps. Uma banca composta por cinco pessoas irá selecionar e premiar os criadores dos melhores apps.
A iniciativa de realizar o hackathon partiu tanto da IMA quanto da Secretaria Municipal de Gestão e Controle da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). De acordo com Thiago Sampaio Milani, diretor de controle preventivo e Igor Nogueira de Camargo, coordenador de prevenção e orientação da Secretaria, as expectativas da Prefeitura são muito positivas em relação ao evento, uma vez que será uma oportunidade para tratar de dados abertos governamentais contando com a sociedade na construção de apps inteligentes e soluções. “O hackathon será um grande aliado da lei de acesso à informação e é muito importante envolver a população neste evento”, afirma Milani.
Enquanto a IMA está atuando para disponibilizar os dados técnicos da Prefeitura de Campinas, a Sensedia constrói as APIs e oferece sua plataforma, API Suite, para gerenciamento das mesmas.“Os participantes poderão utilizar informações municipais relevantes para o desenvolvimento dos apps. Os dados serão disponibilizados antes do início do evento, acompanhados de documentações que os contextualizem e detalhem”, ressalta Fábio Luiz.
Segundo Fábio Rosato, gerente de consultoria da Sensedia e responsável pelo projeto, o foco do hackathon é a criação de uma rede colaborativa de usuários que poderão contribuir para uma cidade mais inteligente. “Campinas tem um ambiente propício à inovação e tem tudo para ser posicionada como uma cidade digital. E quanto mais usuários estiverem conectados, melhor será a eficiência da rede”, conta Fábio Rosato. Assim como no hackathon da ONG Transparência Brasil, realizado pela Sensedia em 2014, um dos objetivos deste projeto é incentivar a inovação aberta, trazendo soluções mais criativas para a população a partir de dados da Prefeitura Municipal. (#Envolverde)
* Com informações da Sensedia.