Por Laura Gelbert, da Rádio ONU –
Imagens de satélite podem fornecer novas informações sobre como o recurso agrícola pode ser usado “de forma mais eficiente e produtiva”
Um novo banco de dados de livre acesso sobre água será desenvolvimento pelo Programa das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.
O objetivo é utilizar imagens de satélite para ajudar países no Oriente Próximo e norte da África a gerenciar melhor este “precioso” recurso.
Mudança Climática
Segundo a agência da ONU, atualmente, todos os países do norte da África e do Oriente Próximo sofrem de “escassez de água grave”, com consequências “significativas” para agricultura irrigada, o maior uso de água da região.
A situação deve se intensificar com a mudança climática levando a secas mais longas e frequentes, com graves impactos à produção de alimentos.
Satélite
O objetivo do novo portal de dados é coletar e analisar informações de satélite que podem ser usadas para aumentar a produtividade da terra e da água e impulsionar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Toda a informação será disponibilizada para países e usuários que precisem.
Produtividade
O apoio técnico vai incluir ajuda aos países no monitoramento da produtividade de terra e água, identificar lacunas e propor soluções para reduzi-las, contribuindo para o aumento sustentável da produção agrícola.
O projeto de quatro anos está sendo financiado pelo governo da Holanda. Ele será implementado pela FAO, em cooperação com Unesco-IHE, instituto de educação voltado a temas relacionados à água, e outros parceiros.
O desenvolvimento do banco de dados deve começar em outubro de 2015.
Semana Mundial da Água
A FAO apresentou o novo projeto no início da Semana Mundial da Água, que ocorre entre 23 e 28 de agosto, em Estocolmo, na Suécia.
Neste ano, o encontro é dedicado à água e ao desenvolvimento sustentável. Durante a conferência, a FAO também está fazendo apresentações sobre suas diversas iniciativas regionais em relação à escassez de água.
A agência da ONU está atualmente liderando dois projetos relacionados a monitorar progressos para os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, SDGs, incluindo o de número 6, que diz respeito aos recursos hídricos mundiais.
Uso Crescente
Segundo a FAO, em todo o mundo, o uso da água tem aumentado em mais de duas vezes a taxa de crescimento da população no último século.
Escassez crescente e competição por água são grandes ameaças para o futuro da segurança alimentar e alívio da pobreza, especialmente em áreas rurais.
Até 2025, a expectativa é de que 1,8 bilhão de pessoas vivam em países ou regiões com escassez “absoluta” de água e dois terços da população mundial podem estar “sob condições de stress”. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.