A mostra ‘Butantan além das Cobras’ detalha o trabalho científico e de divulgação do Instituto, hoje com 115 anos, no passado e no presente.
Por Redação da Envolverde –
Nesse período de férias escolares o Instituto Butantan oferece ao público uma nova exposição para mostrar sua atuação além do trabalho com os animais peçonhentos pelo qual é reconhecido. O órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apresenta em “Butantan além das cobras” os detalhes do trabalho de pesquisa, desenvolvimento, produção e difusão científica realizado no decorrer dos seus 115 anos de existência.
O Instituto mostra ao público como, a partir de 1901, ao mesmo tempo que atendia à demanda de produzir soro para combater a peste bubônica, passou a produzir soro também para tratar dos envenenamentos causados por acidentes com serpentes, um grave problema de saúde pública à época, e como esse trabalho esteve sempre em intenso contato com a sociedade.
O público vai conferir ainda o universo atual de pesquisa, da produção de soros e vacinas que abastecem o país e os projetos em andamento no Instituto, que hoje conta com mais de 30 laboratórios, nas áreas de biologia animal, toxinologia, vacinologia e desenvolvimento de produtos.
A exposição foi elaborada para a 18ª edição da Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, com apoio daCapes e da Fundação Butantan, é gratuita e abre de terça a domingo, das 10 às 16h.
O Instituto Butantan está localizado na Av. Vital Brasil, 1500, zona oeste de São Paulo. A entrada para o Museu Biológico, Museu de Microbiologia e Museu Histórico é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h45. Mais informações: www.butantan.gov.br.