GENEBRA, 1º de outubro de 2018 (WAM) – O Centro de Genebra para o Avanço dos Direitos Humanos e o Diálogo Global elogiou os esforços dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para estabelecer uma estratégia unificada para “Promoção dos Direitos dos Idosos nos Países Árabes” com o objetivo de promover a saúde e a proteção social dos idosos.
Em sua declaração marcando o Dia Internacional do Idoso, que acontece em 1º de outubro, o Dr. Hanif Hassan Al Qassim, Presidente do Centro de Genebra, disse que o sucesso da comunidade é baseado em sua capacidade de reconhecer os direitos dos idosos, bem como capacitá-los e protegê-los, pois são cruciais para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Al Qassim pediu à comunidade internacional que crie políticas para promover a estatura social de pessoas idosas e proteger seus direitos humanos, conforme declarado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, enquanto exorta os políticos de todo o mundo a respeitar os idosos e elogiar sua sabedoria e contribuições para a comunidade.
Ele também destacou que os idosos devem receber mais cuidados no mundo árabe, observando que contribuíram para o sucesso e desenvolvimento das comunidades árabes.
Al Qasim acrescentou que os idosos não devem ser excluídos de ajudar a alcançar o bem-estar econômico e social de suas comunidades por causa de sua idade ou situação social.
A Secretaria Geral da Liga Árabe está supervisionando a elaboração da estratégia, que é baseada em convenções internacionais e visa destacar os valores culturais das comunidades árabes, em preparação para sua submissão à 4a Cúpula Árabe de Desenvolvimento Econômico e Social em 2019. (#Envolverde)