Venezuela: Coleta de lixo eletrônico
Honduras: Proteção de áreas do colibri-esmeralda
Cuba: Impacto climático nos mangues será analisado
****************************************
VENEZUELA: Coleta de lixo eletrônico
Caracas, 9 de setembro de 2013 (Terramérica).- Um plano para coletar resíduos elétricos e eletrônicos começou na caribenha ilha de Margarita, no nordeste venezuelano, com a instalação de contêineres para que a população coloque telefones celulares, acessórios e baterias fora de uso, informou o Ministério do Meio Ambiente.
“Esta é uma fase-piloto, que levará contêineres nas próximas semanas à região da capital (Caracas) até alcançar 16 toneladas. Os resíduos serão levados para instalações de reprocessamento ou embalados e exportados para tratamento no exterior”, informou ao Terramérica o ex-ministro do setor, Dante Rivas.
Rivas, candidato à prefeitura de Porlamar, principal cidade de Margarita, onde foram instalados os quatro primeiros contêineres, explicou que o uso de mais de 30 milhões de telefones celulares na Venezuela produz ao ano dezenas de toneladas de dejetos que são uma fonte de grande contaminação, principalmente para a água. Envolverde/Terramérica
****************************************
HONDURAS: Proteção de áreas do colibri-esmeralda
Tegucigalpa, 9 de setembro de 2013 (Terramérica).- Cerca de dois mil hectares do norte de Honduras, onde habita o colibri-esmeralda (Amazilia luciae), serão objeto de programas de boas práticas agrícolas e adaptação à mudança climática.
A iniciativa, que será adotada nas regiões de Olanchito e Arenal, no departamento de Yoro, faz parte de um convênio de cooperação assinado entre o governo e a não governamental Associação de Pesquisa para o Desenvolvimento Ecológico e Socioeconômico, disse ao Terramérica o ministro-diretor do Instituto de Conservação Florestal, Trinidad Suazo.
O convênio de um ano busca apoiar as comunidades na melhoria de seus cultivos, no manejo da pecuária e na preservação da floresta muito seca tropical, principal habitat desta ave em risco de extinção. Envolverde/Terramérica
****************************************
CUBA: Impacto climático nos mangues será analisado
Havana, 9 de setembro de 2013 (Terramérica).- Um encontro internacional em Ciénaga de Zapata, em Cuba, discutirá, entre 12 e 15 de novembro, o manejo e a restauração de mangues para fazer frente aos impactos da mudança climática.
O objetivo é “recopilar dados mais precisos dos efeitos do superaquecimento global nestes ecossistemas, que são muito vulneráveis”, pontuou ao Terramérica o presidente do comitê organizador do IX Simpósio Internacional sobre Mangues e Manejo da Água, Ángel Alfonso. “Um dos prognósticos é que tenderão a diminuir pela elevação do mar.
Além disso, os mangues “têm um papel fundamental na mitigação” da mudança climática, destacou.
No encontro em Ciénaga de Zapata, o maior e melhor conservado mangue do Caribe insular, será debatido também o papel das comunidades em seu cuidado, a gestão da economia ambiental, políticas nacionais e regionais, e serviços ecossistêmicos. Envolverde/Terramérica
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.