Brasil: Comunidade aprova áreas protegidas na Amazônia
Venezuela: Censo dos agricultores familiares
América Latina: FIDA Mercosul apoiará a República Dominicana
**************************************
BRASIL – Comunidade aprova áreas protegidas na Amazônia
Rio de Janeiro, Brasil, 30 de dezembro de 2013 (Terramérica).- Na primeira metade de 2014, o Brasil poderá contar com duas novas unidades de conservação na Amazônia para proteger o Tabuleiro do Embaubal, o maior sítio de desova de tartarugas da América do Sul.
O Refúgio de Vida Silvestre, para a proteção integral de aproximadamente 20 mil exemplares de tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável somam 27 mil hectares perto do pequeno município de Senador José Porfírio, de 13 mil habitantes na região do rio Xingu, no Estado do Pará.
Cerca de 300 habitantes do município aprovaram em consulta pública, no dia 28 de novembro, a criação das duas áreas, cujos estudos de impacto ambiental, socioeconômico e agrário começaram em 2009.
“Isso é resultado de um árduo trabalho de articulação e diálogo com a comunidade. Avançamos mais um passo”, declarou ao Terramérica o ecologista Luiz Coltro, do Programa Amazônia da Rede WWF-Brasil.
Os documentos serão entregues ao governo do Pará, que deve assinar os decretos de criação das duas áreas no primeiro semestre de 2014.
O Tabuleiro do Embaubal é composto por mais de cem ilhas no trecho final do rio Xingu e está ameaçado pela construção da hidrelétrica de Belo Monte.
Com a inundação para formação da represa, serão retidos sedimentos e matéria orgânica importantes para a preservação das praias do Embaubal, onde as tartarugas desovam.
Sem essas áreas de conservação, a sobrevivência desses animais estará em perigo, ressaltou Coltro.
A proteção também beneficiará outras duas espécies de tartarugas. Além disso, a proposta “considera a grande beleza natural do lugar, que possui ecossistemas de praias, banhados e florestas inundáveis”, acrescentou. Envolverde/Terramérica
**************************************
VENEZUELA – Censo dos agricultores familiares
Caracas, Venezuela, 30 de dezembro de 2013 (Terramérica).- A Venezuela fará em 2014 um censo e registro de agricultores familiares para determinar as políticas públicas para o setor, seguindo os passos de seus sócios no Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai).
Tatiana Pugh, do estatal Instituto Nacional de Pesquisas Agrícolas, acredita que pode haver 300 mil propriedades desse tipo no país.
“As áreas de agricultura familiar, em particular as que podem ser desenvolvidas nas cidades, têm um grande potencial de segurança alimentar, em um país que importa grande parte do que consome”, disse ao Terramérica o pesquisador Javier Sánchez, diretor do Ministério de Agricultura no andino Estado de Táchira.
“Também importam para estabelecer novas dinâmicas comerciais, sociais e culturais”, acrescentou Sánchez, que desenvolveu um esquema “piramidal” para aproveitar luz, água de irrigação e esforço humano em pequenas hortas, em particular urbanas.
“Ao lado das perspectivas otimistas para esse tipo de agricultura está a escassez de insumos, sobretudo de sementes, de produção insuficiente na Venezuela e que exigirá um esforço adicional do Estado e dos produtores”, concluiu. Envolverde/Terramérica
**************************************
AMÉRICA LATINA – Fida Mercosul apoiará a República Dominicana
Montevidéu, Uruguai, 30 de dezembro de 2013 (Terramérica).- O Programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) no Mercosul apoiará, em 2014, a agricultura familiar na República Dominicana.
O programa Fida Mercosul, que desde 2012 é gerido pelo Centro Latino-Americano de Economia Humana (Claeh), com sede no Uruguai, comprometeu ajuda técnica para o próximo ano, em um documento assinado com os ministérios dominicanos da Fazenda e de Economia, Planejamento e Desenvolvimento.
A assistência se concretizará em um âmbito de diálogo sobre políticas públicas para o desenvolvimento rural, tendo por base a experiência dos países do Programa Fida Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).
Também será dada assistência ao governo dominicano em uma reforma institucional para criar uma entidade especializada na atenção à pequena agricultura familiar. Envolverde/Terramérica
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação apoiado pelo Banco Mundial Latin America and Caribbean, realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.