Internacional

FANR discute progresso na usina nuclear de Barakah

ABU DHABI, 31 de outubro de 2018 (WAM) – O Conselho de Administração da Autoridade Federal para Regulamentação Nuclear (FANR) dos Emirados Árabes Unidos (EAU) convocou sua quinta reunião no local da Usina Nuclear de Barakah, onde revisou o progresso da suas atividades operacionais e discutiu uma série de iniciativas planejadas durante este ano.

Durante a reunião, a Diretoria ficou sabendo das últimas atualizações da revisão permanente da FANR do Pedido de Licença de Operação para as Unidades 1 e 2 na Usina Nuclear de Barakah em Al Dhafra, bem como todas as atividades de inspeção relevantes para garantir a implementação da segurança e proteção da FANR, requisitos de salvaguardas. Rever a Solicitação de Licença de Operação da Usina Nuclear de Barakah é uma das principais prioridades da Diretoria da FANR para garantir que ela atenda a todos os requisitos regulatórios.

O Conselho Administrativo analisou o resultado da missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) Fase 3 Revisão Integrada de Infraestrutura Nuclear (INIR), onde visitaram os EAU entre junho e julho de 2018. O objetivo da missão era ajudar os EAU fornecendo uma revisão da infraestrutura global de energia nuclear da nação. A equipe concentrou-se nas condições exigidas para atingir o Milestone 3, avaliando 19 questões de infraestrutura, conforme delineado na abordagem “Milestones” da AIEA, uma metodologia abrangente que orienta países e organizações a trabalhar de forma sistemática para a introdução de energia nuclear pacífica.

Aspectos específicos da infraestrutura de energia nuclear dos Emirados Árabes Unidos avaliados pela missão da AIEA incluem: planejamento de emergência e preparação; desenvolvimento de Recursos Humanos; marcos regulatórios e legais; segurança nuclear e proteção contra radiações; segurança física e cibernética; ciclo do combustível nuclear e gestão de resíduos; proteção ambiental; práticas de financiamento e aquisição; e salvaguardas implementadas como parte do programa nuclear dos EAU. Os Emirados Árabes Unidos são o primeiro país a implementar e atingir o Marco 3 da abordagem “Marcos Principais” da AIEA para o desenvolvimento de infraestrutura de energia nuclear.

Além disso, a Diretoria discutiu a Estratégia de Inovação da FANR, na qual a autoridade visa desenvolver e descobrir soluções inovadoras para contribuir com sua visão para ser reconhecida mundialmente como um importante regulador nuclear. A estratégia da FANR está alinhada com a Visão do Governo dos EAU 2021 sobre Inovação, onde se concentra em Emirados inovadores construindo uma economia competitiva. A estratégia consiste em três áreas de foco estratégicas: segurança, proteção e salvaguardas. (#Envolverde)