Internacional

Ministro da Mudança Climática promete 15 empresas para reduzir o desperdício de alimentos no Dia Mundial da Alimentação

DUBAI, 17 de outubro de 2018 (WAM) – Quinze empresas privadas, principalmente do setor de hospitalidade nos Emirados Árabes Unidos (EAU), assinaram um compromisso ontem na presença do Dr. Thani bin Ahmed Al-Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, para reduzir o desperdício de alimentos no país, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, um dia de ação dedicado à erradicação da fome em todo o mundo.

A iniciativa desafia as empresas a economizar um milhão de refeições até o final de 2018, com a meta sendo aumentada para dois milhões em 2019 e três milhões em 2020. As empresas se juntam à Emaar, Majid Al Futtaim e Rotana Hotels & Resorts, todas assumiram o compromisso em maio de 2018. Eles se comprometeram com a nobre missão no mais recente Ambiente e Negócios Majlis convocada sob a liderança de Al-Zeyoudi, que atraiu a participação de empresários de elite e representantes das principais empresas nacionais nos Emirados Árabes Unidos.

Destacando a ideia por trás do compromisso, Al Zeyoudi apontou que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano a cada ano – aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas – é ou perdido ou desperdiçado. Estimativas indicam que o desperdício de alimentos nos EAU custa à economia nacional em torno de AED13 bilhões (USD3,5 bilhões) anualmente.

Al-Zeyoudi disse: “Hoje, reafirmamos o compromisso dos Emirados Árabes Unidos em atingir a meta global de reduzir a perda e o desperdício de alimentos em 50% até 2030, conforme o Objetivo 12 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Produção e Consumo Responsáveis. Além disso, nossos esforços conjuntos buscam contribuir para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Dois: Fome Zero.

“Tenho orgulho de notar que o setor de hospitalidade dos Emirados Árabes Unidos é um dos poucos no mundo a dar um passo tão decisivo que se alinha com o esforço de sustentabilidade do país”, acrescentou.

O Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente lançou o Majlis Ambiente e Negócios em 2016, liderado pelo Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente e composto por representantes das principais empresas dos Emirados Árabes Unidos. Com o objetivo de impulsionar a contribuição do setor privado para causas ambientais e alinhar as metas de negócios das empresas com as estratégias ambientais do governo, a Majlis contribui para a realização dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Mudanças Climáticas dos Emirados Árabes Unidos 2017-2050 e dos Emirados Árabes Unidos. Agenda 2015-2030. (#Envolverde)