Por Correspondentes da IPS –
Roma, Itália, 17/8/2015 – A recém-eleita Junta Diretora da IPS – Inter Press Service, presidida pelo embaixador da Áustria, Walther Lichem, designou por aclamação, no dia 10 deste mês, uma nova diretora geral. A Junta Diretora elegeu e nomeou por unanimidade Farhana Haque Rahman, uma jornalista com vasta experiência em matéria de comunicação, para dirigir a organização durante os próximos três anos.
Haque Rahman, nascida em Bangladesh e cidadã canadense, soma mais de 30 anos de carreira em posições de alto nível dentro do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo os de chefe de Relações com a Mídia e Comunicações Externas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e assessora sênior em temas de comunicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Haque Rahman assumirá a direção geral da IPS no dia 1º de setembro, quando substituirá Ramesh Jaura, que ocupa o cargo de diretor geral desde abril de 2014.
Ao dar as boas-vindas à nova diretora geral e agradecer ao seu antecessor, o embaixador Lichem afirmou que a mudança de liderança na IPS marca um novo enfoque da organização internacional de informação, que a coloca em sintonia com os assuntos de governança mundial que impactam os países do Sul em desenvolvimento e com o olhar focado nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com o mandato de criar consciência e colocar em destaque assuntos globais de segurança humana, ambiente, segurança alimentar e má nutrição, há mais de 50 anos a IPS – única organização informativa a dar voz aos países do Sul em colaboração com os mais ricos – busca com sua nova liderança ter maior eficácia e relevância diante das mudanças demográficas mundiais, aproveitando todas as possibilidades que a era digital oferece. Envolverde/IPS