Internacional

Tartarugas ameaçadas de extinção migram de Abu Dhabi para Omã

ABU DHABI, 9 de outubro de 2018 (WAM) – A recente marcação e liberação de tartarugas-verdes ameaçadas de extinção em Abu Dhabi revelou informações anteriormente desconhecidas sobre seus habitats de nidificação, marcando mais um sucesso de conservação no Ano de Zayed.

Em abril de 2018, como parte do Ano de Zayed, Razan Khalifa Al Mubarak, Secretário-Geral da Agência Ambiental – Abu Dhabi (EAD), liderou a captura, identificação por satélite e liberação de tartarugas-verdes ameaçadas da Ilha Bu Tinah, uma organização internacional, reconhecido santuário de tartarugas no Oceano Índico. Duas das tartarugas foram apropriadamente chamadas de Sabedoria e Respeito, representando os valores celebrados durante este ano de Zayed.

A iniciativa de pesquisa em andamento, liderada pela Emirates Nature-WWF em colaboração com EAD, visa avançar no conhecimento sobre o comportamento das tartarugas no mar e identificar áreas de proteção nos Emirados Árabes Unidos e na região para conservar estas espécies migratórias de importância global ameaçadas de extinção. Os dados de alta qualidade recebidos até agora a partir das tags nesta ocasião particular confirmam que as tartarugas partiram da Ilha Bu Tinah cerca de quatro a seis semanas após o seu lançamento. Sabedoria e Respeito seguiram o litoral em direção ao Estreito de Ormuz e chegaram a Omã algumas semanas depois, apesar do Respeito começar sua jornada 30 dias após a Sabedoria. Ambas as tartarugas agora descansam em Ras Al Hadd, em Omã, com um grande número de outras tartarugas verdes, potencialmente se preparando para depositar entre 4 a 5 ninhos de ovos como parte da temporada de nidificação. Curiosamente, ambas as migrações levaram cerca de 30 dias, e a viagem percorreu uma distância de cerca de 1100 km a uma velocidade sustentada de cerca de 36 km por dia, ou cerca de 1,5 km / h.

Das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo, duas ocorrem nas águas de Abu Dhabi: a tartaruga-de-pente criticamente ameaçada e a ameaçada tartaruga-verde. Estas duas espécies usam extensivamente as águas de Abu Dhabi para forragear alimentos e uma espécie, o pente, nidifica nas praias arenosas de várias ilhas. As tartarugas e seus habitats são indicadores-chave da saúde do meio ambiente, mas no nível regional, o número de habitats de forrageio e áreas de nidificação está em constante declínio devido a um aumento na urbanização e industrialização.

A marcação e a liberação ocorreram na Ilha Bu Tinah, que também é o lar de recifes de corais, dugongos, manguezais naturais, golfinhos, águias pesqueiras e cormorões Socotra. Localizada na região de Abu Dhabi, Al Dhafra, a ilha fica dentro da Reserva da Biosfera Marinha de Marawah, a maior e primeira reserva de biosfera marinha da UNESCO e uma das 19 áreas protegidas da Rede de Áreas Protegidas de Sheikh Zayed. A ilha recebeu fama internacional em 2011, graças à diversidade de vida selvagem que existe e à capacidade desses diferentes organismos de sobreviver sob temperatura e salinidade extremas, mas também depois que conseguiu ser finalista em uma competição global intitulada “Novas 7 Maravilhas” da natureza. (#Envolverde)