De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o número de jovens que não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego cresceu no último ano, passando de 4 milhões no primeiro trimestre de 2023 para 5,4 milhões em igual período deste ano. Os chamados “nem-nem” são aqueles que não estudam nem trabalham, independentemente de estar à procura de emprego. Deste grupo, que inclui jovens entre 14 e 24 anos, cerca de 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são negros. Considerando os que estão à procura de emprego (3,2 milhões), os chamados desocupados, o grupo dos “nemnem” sobe a 8,6 milhões de jovens brasileiros.
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública
ODS 16
Jovem “Nem-Nem”
Ver mais
ODS 15
É preciso confiar na semente guardada no silêncio da terra
Estamos no outono no Hemisfério Sul, mas, na Amazônia, vivemos o fim do inverno. O outono é a travessia iniciada pelo equinócio de março, entre os dias 20 e 21, quando o Sol voltou a iluminar diretamente o Equador.
Ver mais
ODS 16
Mais 74 inscrições no Registro da Memória do Mundo da UNESCO
A UNESCO adicionou hoje 74 novas coleções de patrimônio documental ao seu Registro da Memória do Mundo, elevando o número total de coleções inscritas para 570. As inscrições — de 72 países e 4 organizações internacionais — abrangem tópicos como a revolução científica, a contribuição das mulheres para a história e os principais marcos do multilateralismo.
Ver mais
ODS 15
Ecologia das plantas sagradas
𝗦𝗮𝗺𝘆𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - 28 de abril, é o Dia Nacional da Caatinga, o bioma predominante no nordeste brasileiro. Apesar do clima típico do semi-árido, e das secas severas, o bioma apresenta uma rica biodiversidade, exemplo de resiliência.
Ver mais
Brasil recebe etapa do HackAtom Rosatom, desafio global de inovação nuclear
Competição internacional da Rosatom tem inscrições abertas até 11 de maio para desafio de 24 horas para resolver casos práticos sobre energia nuclear
Ver mais
Ideia Sustentável apresenta estudo sobre Tendências em Sustentabilidade de olho na COP 30
No Top Trends COP 30, especialistas identificam e analisam 22 tendências/desafios relacionados com os seus grandes temas que serão debatidos durante a “Conferência da Floresta”, em novembro de 2025
Ver mais
ODS 16
Intersecção: as conexões entre política de drogas, uso da terra e a luta por justiça climática
Guerra às drogas, proibicionismo, narcotráfico, racismo ambiental, direito à saúde e violações de direitos são alguns dos temas explorados em edição especial da Revista PLATÔ com 17 artigos escritos por especialistas, participantes de coletivos e organizações da sociedade civil, que será lançada no dia 23 de abril; Entre os autores convidados estão Mariana Belmont do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Renato Filev da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Juliana Borges da Iniciativa Negra, Erika Santos da Rede Reforma, Adriana Ramos do Instituto Socioambiental, Aristênio Souza da Redes da Maré, a liderança indígena Walela Paiter Suruí,