Clima

Milhões de pessoas pedem por ação climática

A petição por ação climática foi entregue à presidente da Convenção-Quadro da ONU para Mudanças do Clima, Christiana Figueres.
A petição por ação climática foi entregue à presidente da Convenção-Quadro da ONU para Mudanças do Clima, Christiana Figueres.

Neste sábado, 28 de novembro, centenas de peregrinos de várias religiões de todo o mundo se juntaram em Saint Denis (Paris) para entregar petições totalizando quase 1,8 milhão de assinaturas para a presidente da Convenção-Quadro da ONU para Mudanças do Clima, Christiana Figueres. As petições conclamam os líderes políticos da COP21 a tomar ações decisivas no sentido de controlar o aquecimento global e de entregar um acordo forte e justo que permita que as nações mais vulneráveis se adaptem às mudanças climáticas.

A entrega foi testemunhada por quase 400 pessoas, incluindo lideres religiosos, delegados da COP21 e peregrinos de todo o mundo – incluindo países como Alemanha, Reino Unido. Filipinas, Itália e Escandinávia, que caminharam centenas de quilômetros em uma ‘peregrinação até Paris’. O Cardeal Cláudio Hummes, de São Paulo, estava entre os participantes.

Saint Denis (Paris)

A ação foi organizada por quatro redes religiosas internacionais: ACT Now for Climate Justice (parte da ACT Alliance), OurVoices, Religions for Peace e o Movimento Climático Global Católico – este ultimo, representado no evento pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, que declarou: “O ano de 2015 foi especial para a Igreja Católica em sua resposta à crise climática, cristalizada na encíclica papal Laudato Si’, no “Apelo à COP21”dos bispos e na mobilziação de base do Movimento Climático Global Católico neste fim de semana, que trouxe centenas de milhares de assinaturas da petição a Paris e que se juntará à Marcha Global pelo Clima em todos os continentes. Eu oro para que os líderes políticos ‘ouçam tanto o grito da terra como o clamor dos pobres” e respondam à demanda por justiça climática de todas as fés”.

sapatosAs 1,780,528 pessoas que assinaram as petições incluem indivíduos, tanto do Norte como do Sul. Elas foram mobilizados por, entre outros: a Aliança Pan-Africana pela Justiça Climática (em parceria com a Oxfam África), a Igreja da Inglaterra, Tearfund, Christian Aid, Islamic Relief, Parceria Religiosa Nacional para o Ambiente e Interfaith Power and Light – juntos com as quatro redes mencionadas anteriormente.

Neste domingo (29) a Avaaz na Republique realizou ação, onde foram colocados 10 mil pares de sapatos, incluindo sapatos do Papa Francisco, para simbolizar a marcha que foi cancelada, devido aos atentados terroristas, em Paris. Na mesma data também aconteceu uma cerimônia de cura de povos indígenas, conectando clima e paz.

* Com informações da AVIV Comunicação.