Ação faz parte do ciclo inédito de palestras “Intercâmbio Científico – Cientistas Britânicos no Rio”, em parceria com a UK Science & Innovation Network.
Como era explorar a Amazônia há 150 anos? E como era diferente de fazê-lo hoje? Para responder a essas perguntas, o Museu do Amanhã traz o cientista britânico John Hemming, premiado por seus livros sobre povos amazônicos e incas para a palestra “Naturalistas descobrem a Amazônia Brasileira”. Hemming contará a história de três exploradores da Amazônia: Alfred Wallace, Henry Bates e Richard Spruce. Eles se aventuraram pela região em meados do século XIX e foram grande inspiração para Charles Darwin. O evento gratuito será realizado nesta terça-feira (9), às 15h30. As inscrições podem ser feitas no site do Museu.
Essa é a primeira palestra do ciclo inédito “Intercâmbio Científico – Cientistas Britânicos no Rio”, que será promovido pelo Museu do Amanhã em parceria com a UK Science & Innovation Network, entre os dias 9 e 19 de agosto. Nele, quatro pesquisadores britânicos falarão de seus estudos e vivências em expedições pela Amazônia a discussões sobre mudanças climáticas. Para Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Museu do Amanhã, “associar a realização das Olimpíadas a uma ação de divulgação de ciência no Museu do Amanhã é especialmente interessante quando se trata de fazê-lo em conjunto com centros de ciência britânicos de peso”.
As palestras do ciclo terão tradução simultânea e acontecem sempre à tarde, no Observatório do Amanhã.
Sobre o palestrante
John Hemming é antropólogo, especialista no estudo de povos indígenas. No início dos anos 1960, integrou uma expedição pelo rio Iriri, encomendada pelo IBGE para mapear florestas e rios na região amazônica. Tempos depois, na década de 1970, passou dois anos visitando 45 tribos indígenas em quase todos os estados brasileiros. Com quatro delas, ele foi o primeiro ocidental a realizar contato. É premiado por seus livros sobre povos amazônicos e incas e hoje preside a Amazon Charitable Trust, uma organização que trabalha com comunidades locais pela proteção da floresta amazônica.
Serviço: “Naturalistas descobrem a Amazônia Brasileira”, com John Hemming
Data: terça-feira, 09 de agosto de 2016
Local: Observatório do Amanhã, no Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1 – Centro)
Horário: 9h às 13h30
Promoção: Museu do Amanhã e UK Science & Innovation Network.
A entrada para as palestras se dará pela lateral oeste do Museu do Amanhã.
(#Envolverde)