A TOMRA instalou um primeiro separador de transmissão de raios x (XRT) na mina de tungsténio da Saloro em Barruecopardo, Espanha. O classificador, implementado na fase de beneficiamento, está consistentemente proporcionando um teor de alimentação muito mais elevado para a planta de processamento, reduzindo significativamente os custos.
O tungsténio é um metal industrial essencial com propriedades únicas, utilizado na produção de metais duros, aços especiais e superligas, bem como em aplicações aeroespaciais, electrônicas e militares. A sua produção está concentrada na China, onde 80% do tungsténio mundial é extraído. Por esta razão, é considerado um bem estratégico e está classificado como “matéria-prima crítica” pela UE. A mina Saloro em Barruecopardo é uma das mais importantes da Europa e uma das poucas fora da China que produz concentrado com alto teor de tungsténio com baixas impurezas, tornando-o um produto de alto valor na indústria.
A Saloro procurou a TOMRA Mining para explorar formas de melhorar ainda mais o teor de alimentação do concentrado para a planta de processamento: “Estávamos à procura de equipamento capaz de separar o minério com teor de scheelite para remover o produto não mineralizado da linha de alimentação”, explica Pedro Jiménez, Diretor da fábrica na mina de Barruecopardo.
Tecnologia XRT da TOMRA: alimentação de alta qualidade e economia de custos em Barruecopardo
A TOMRA propôs o seu separador de minério XRT, que tem a capacidade de identificar inclusões finas de tungsténio de elevada densidade atómica com uma tecnologia de deteção desenvolvida internamente. “A nossa ‘Tecnologia de Inclusões’ é uma combinação perfeita de um sensor XRT de alta resolução com algoritmos de seleção personalizados”, explica Carolina Vargas, Gerente Comercial da Europa, Índia e o Resto do Mundo na TOMRA Mining. “Na mina de Barruecopardo, esta tecnologia permite a deteção de inclusões de tungsténio de 1 mm ou mesmo mais pequenas – isto é único no mercado.”
A TOMRA realizou testes com a sua tecnologia XRT em tamanhos de partículas de 10-30 mm e 30-60 mm no seu Centro de Testes em Wedel, Alemanha, em 2019, que produziu resultados positivos. “Escolhemos a TOMRA devido à confiabilidade do equipamento nos testes e ao período necessário para o fornecer”, acrescenta Pedro Jiménez.
Em julho de 2023, a TOMRA instalou um classificador de minério COM Tertiary XRT na etapa de beneficiamento. Ele é alimentado com matéria-prima na faixa de tamanho de 8-25 mm a uma taxa de cerca de 30 toneladas por hora. O classificador atinge +90% de recuperação de scheelite e remove de 85 a 90% da rocha hospedeira antes do processamento subsequente por concentração por gravidade, separação magnética e flotação. Ao processar apenas o material com teor de scheelite, a fábrica consegue economia significativa de custos.
O classificador demonstrou claramente o valor desta tecnologia para a mina de Barruecopardo. “Os testes e os resultados obtidos até agora são muito positivos e favoráveis. Estamos convencidos de que esta tecnologia de seleção ajudará a Saloro a melhorar significativamente a eficiência e a produção da fábrica”, afirma Pedro Jiménez. Na verdade, a Saloro decidiu adquirir mais separadores TOMRA XRT para a mina: “Ao comprar mais separadores, pretendemos aumentar ainda mais a qualidade do material alimentado na planta, removendo o material que não contém scheelite.”
A abordagem colaborativa caraterística da TOMRA se destaca
A TOMRA conquistou uma sólida reputação por sua abordagem colaborativa para ajudar as operações de mineração a agregar valor às suas minas. Este projeto não foi exceção, e Pedro Jiménez considera que a TOMRA se destacou pelo “seu envolvimento com a Saloro. A comunicação com os membros da sua equipa é muito fluida e rápida. A sua disponibilidade para resolver os problemas que surgiram foi muito eficaz. Desde o início, acompanharam de perto o status do projeto e monitoraram seu progresso quase diariamente.”
Sobre a TOMRA Mining
A TOMRA Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação para as indústrias globais de mineração e processamento de minerais. As soluções da empresa visam transformar a forma como os recursos naturais são processados para maximizar a recuperação e minimizar nossa pegada ecológica.
Como líder global de mercado em classificação de minério baseada em sensores, a TOMRA Mining é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia inteligente para oferecer eficiência de recursos e remodelar o setor para melhor.
Siga a TOMRA Mining no Facebook @TOMRA.Sorting.Mining, Twitter @TOMRAMining, LinkedIn em TOMRA Mining e no YouTube em TOMRA Mining.
A TOMRA Mining faz parte do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda automática (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução dos recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para possibilitar um mundo sem desperdício. As divisões de negócios da empresa são TOMRA Food, TOMRA Recycling e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega 5.000 pessoas globalmente e está listado na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, na Noruega.
Para mais informações sobre a TOMRA, visite www.tomra.com
(Envolverde)