Noticias

Amazônia Eco-Sustentável, 100º projeto do Hub de Ação Circular, remove toneladas de plástico de rios da Amazônia através de balsas

Plataforma funciona como grande vitrine de projetos de reciclagem para empresas que buscam reduzir sua pegada de plásticos e resíduos, além de facilitar o acesso a novos financiamentos

Um marco importante foi alcançado em julho com o registro do 100º projeto de gestão de resíduos no Hub de Ação Circular (Circular Action Hub, CAH em inglês), uma plataforma inovadora lançada há um ano pela BVRio. O centésimo projeto cadastrado foi o Amazônia Eco-Sustentável da Associação de Desenvolvimento Econômico e Financeiro Ambiental do Estado da Amazônia (AACEAM Ambiental), uma associação com cerca de 70 catadores associados e 150 colaboradores indiretos, que fazem a coleta de plásticos de rios amazônicos e outras áreas naturais, triagem e reciclagem.
A AACEAM Ambiental opera em cinco municípios ao redor de Manaus, usando principalmente balsas para coleta e transporte dos resíduos, e processa cerca de 600 toneladas de plásticos por mês. Com mais recursos, o projeto visa expandir as atividades para outros municípios, aumentando em até 70% os valores arrecadados e reciclados.
Balsas coletoras de plásticos e resíduos navegam no rio Solimões, na Amazônia. (Crédito: divulgação AACEAM Ambiental)

A estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é que existam cerca de 800 mil catadores (as) em atividade no país, sendo 70% mulheres, responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no Brasil. “O principal objetivo do hub é conectar compradores, doadores e investidores corporativos a projetos em diferentes partes do mundo. Além disso, temos o desafio de incluir proativamente o setor informal em soluções futuras de gestão de resíduos”, destaca o CEO da BVRio, Maurício de Moura Costa.

Para o presidente da AACEAM Ambiental, Phablo Oliveira, a participação no Hub de Ação Circular e a parceria com a BVRio são formas de buscar novos financiadores para a expansão das atividades na região Amazônica, promovendo mais emprego e renda para as comunidades locais. “A logística para coleta e transporte dos resíduos na região é muito complexa. Só com mais recursos, iremos aprimorar e ampliar nossa operação”, conclui.

Thierry Sanders, Diretor do Hub de Ação Circular, comentou: “Estamos entusiasmados que o CAH tenha alcançado este marco em apenas 12 meses, especialmente devido aos desafios de lançamento durante uma pandemia global. Este rápido crescimento mostrou a quantidade e a qualidade das iniciativas de gestão de resíduos sólidos escalonáveis, localmente em todo o mundo, e dá às empresas interessadas em reduzir sua pegada de plástico e outros resíduos, uma ampla escolha dos tipos de projetos que desejam apoiar, através dos diferentes mecanismos financeiros que incorporamos na plataforma.”

 

Sobre o Hub de Ação Circular e a BVRio:

O Hub de Ação Circular, lançado em julho de 2020 pela BVRio, reúne empreendedores sociais de quase 40 países em cinco continentes, envolvendo cooperativas e organizações que trabalham com coleta, reciclagem, reuso, triagem e educação ambiental. Através de um sistema inovador, funciona como um incentivo para ações que fomentem a economia circular local, agregando um potencial de cerca de 400 mil toneladas de materiais recicláveis recuperadas ao ano.

A plataforma facilita parcerias e cooperação intersetorial. Há dois tipos de financiamento de projetos: o investimento por meio de diferentes mecanismos (investimento de impacto, instrumentos financeiros combinados, doações) e pagamentos baseados em desempenho, como os Créditos Circulares.

A BVRio é uma ONG sem fins lucrativos com uma abordagem única de criar soluções inovadoras baseadas no mercado para o benefício da economia, do meio ambiente e das pessoas. Fundada em 2011 no Brasil, a BVRio hoje está presente no Reino Unido, China, Gana, Indonésia e Holanda.
Para mais informações sobre a BVRio, acesse o site.
(#Envolverde)