Companhia aposta em eficiência hídrica, acesso e alianças para fazer melhor uso de água
– Não é de hoje que a Ambev adota processos sustentáveis em suas operações. Entre as iniciativas desenvolvidas está o plano de conservação da sua principal matéria-prima: a água! Da produção no campo até o abastecimento das unidades, o recurso é tratado com o cuidado necessário.
Os números comprovam que a estratégia adotada pela companhia tem surtido o efeito esperado. Nos últimos 18 anos, o consumo de água foi reduzido à metade e, na produção das cervejas, o impacto é ainda maior. A média para cada 1 litro de cerveja produzida caiu de 5,36 litros para 2,4 litros — índice que é referência mundial na indústria de cervejas. Os resultados conquistados combinam investimento em tecnologia para redução e reuso de água e tratamento de efluentes com alta performance. Além disso, a companhia também busca contribuir com a ampliação ao acesso à água de qualidade, por meio do projeto social AMA, e com a melhoria da disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas, localizadas em regiões onde a companhia tem operações fabris.
Desde a sua fundação, a Ambev atua para reduzir o índice de consumo de água nas cervejarias e unidades fabris e, somente com a água de reuso, utilizada nos processos industriais, a empresa consegue economizar cerca de 500 mil m³ de água por mês nas operações, quantidade suficiente para atender até 50 mil famílias ao longo de um ano. A Ambev também conta com estações de tratamento de água que aliam alta tecnologia, ultrafiltração e osmose reversa para garantir água com qualidade igual ou superior a dos rios. Em algumas regiões da América Latina, o efluente tratado nesse processo é utilizado por comunidades economizando água em olarias, irrigações, projetos de geração de energia, indústrias de minérios, entre outros.
Além disso, o programa Bacias e Florestas, uma parceria entre a Ambev e grandes ONGs, como a TNC e a WWF Brasil, atua na preservação de bacias hidrográficas e biodiversidade do país, a partir de ações que apoiam os planos locais para conservação de áreas prioritárias, restauração ecológica e boas práticas de conservação do solo, por exemplo.
#Envolverde