Parceria tem como foco a redução das desigualdades no acesso à educação e dignidade menstrual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
A Americanas S.A. está ampliando sua parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para o enfrentamento da evasão escolar e para a promoção da dignidade menstrual entre estudantes em situação de vulnerabilidade que menstruam (meninas, mulheres e meninos transexuais). Parceiros desde 2019, UNICEF e Americanas S.A. juntos impactarão cerca de 7 mil crianças, adolescentes e educadores de municípios do interior de estados do Norte e Nordeste do Brasil. A iniciativa integra o pilar de educação da estratégia ESG Americanas S.A., orientada pela Agenda 2030 da ONU e que prevê desenvolver e formar pessoas para reduzir as desigualdades sociais do país.
Em parceria com a Americanas S.A., o UNICEF irá instalar estações de lavagem de mãos em escolas do Amazonas e do Maranhão, desenvolver atividades com adolescentes e líderes comunitários relacionadas ao tema de Dignidade Menstrual e distribuir kits de higiene a adolescentes e escolas. As ações fazem parte da iniciativa “Água e Higiene nas escolas”, do UNICEF e parceiros.
No Brasil, uma enquete do UNICEF e do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, com 1,7 mil adolescentes e jovens que menstruam, mostrou que mais de 60% já deixaram de ir à escola ou a outro lugar que gostam devido à menstruação.
A parceria também prevê fortalecer a estratégia de Busca Ativa Escolar do UNICEF na região Norte do Brasil. Desenvolvida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a iniciativa visa identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
“O UNICEF tem sido um parceiro estratégico para reforçarmos nosso compromisso com os ODS que priorizamos. E já somamos grandes conquistas até aqui, como a contratação de mais de 7 mil jovens em vulnerabilidade por meio do Um Milhão de Oportunidades (1MiO), e também a forte união para o combate aos efeitos da Covid-19 em todo o país, com a doação de itens de higiene e mais de 700 kits de conectividade para possibilitar o ensino remoto de crianças e adolescentes”, explica Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.. “Agora, partimos para uma nova empreitada, com dois projetos de grande impacto, de longo prazo, e totalmente alinhados ao nosso maior propósito aqui: somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, conclui.
Ambas as iniciativas estão em linha com a estratégia ESG de Americanas S. A. e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, para promoção de educação de qualidade, ODS 5, de igualdade de gênero, e 10, para redução das desigualdades.
“Estar na escola e aprender são direitos de cada criança e adolescente. Para tanto, é fundamental fazer a busca ativa, indo atrás de quem está fora da escola ou em risco de evadir, e tomar as medidas necessárias para garantir a permanência na escola, aprendendo. Isso inclui, também, transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para toda pessoa que menstrua. Serão esses novos esforços, em parceria com Americanas S.A.”, afirma Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.
Água e Higiene nas escolas, e dignidade menstrual
Os recursos destinados pela Americanas S.A. ao programa vão viabilizar a instalação de pontos de lavagens de mãos, capacitação em protocolos de saúde e atividades de promoção de saúde menstrual e também a doação de kits de higiene e insumos, como absorventes íntimos para meninas, mulheres e meninos trans. Serão apoiadas 33 escolas de Manaus (AM) e São Luís (MA) e seus entornos, impactando a vida de mais de quatro mil crianças e capacitando mais de 250 gestores.
Busca ativa escolar
O apoio de Americanas S.A. vai fortalecer a estratégia de Busca Ativa Escolar na região Norte do Brasil, impactando cerca de três mil meninas e meninos e mil profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e planejamento das equipes municipais de proteção às crianças em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa tem como objetivo contribuir com Estados e municípios para identificar crianças e adolescentes fora da escola, ou em risco de evasão, e tomar as medidas necessárias para que voltem à escola e permaneçam nela, aprendendo.
A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
#Envolverde