Iniciativa faz parte do plano de sustentabilidade da companhia, que incentiva a cadeia de reciclagem e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor
Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental em suas operações, a Bimbo Brasil, companhia líder em panificados, alcançou a meta de ter 100% das embalagens produzidas com materiais que podem ser recicláveis em todo o seu portfólio, facilitando a logística reversa pós-consumo. Adicionalmente a essa conquista, a empresa passou a utilizar 200 toneladas a menos de plástico em suas embalagens no último ano e, esta mesma ação se replicará até o final de 2022, indo ao encontro de sua filosofia de ser uma empresa cada vez mais sustentável.
Essa prática é fundamental quando se analisa a cadeia sob o ponto de vista da reciclagem no país, que se tornou um grande desafio também para a indústria de alimentos. Segundo relatório do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas e, deste total, apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas, ou seja, reprocessadas na cadeia de produção como produto secundário. Este índice é bem abaixo da média global, que é de 9%. Por isso, a Bimbo Brasil buscou fazer a alteração dos materiais que servem como base para produção das embalagens. Do estudo até a implementação das novas embalagens, o processo durou cerca de dois anos e envolveu diversas áreas estratégicas da empresa, como Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação, Marketing e Engenharia de Produtos.
“Todo o projeto, que envolveu o estudo das soluções que poderiam ser adotadas até a mudança definitiva, reflete o compromisso da companhia em reduzir o impacto ambiental. Além, é claro, de atender a demanda dos consumidores que estão cada vez mais atentos por ações realmente efetivas por parte das empresas em relação à sustentabilidade”, explica Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.
As exigências desse novo consumidor são refletidas em pesquisas recentes: segundo dados Nielsen, para um terço dos brasileiros, o consumo sustentável está entre os três maiores fatores de decisão de compra. Portanto, a Bimbo Brasil iniciou este processo que, além de utilizar matérias-primas passíveis de serem recicladas na composição de suas embalagens, ainda deixou de utilizar mais de 800 toneladas de tintas e mais de 1500 toneladas de solvente por ano. A Bimbo ainda lançou o primeiro fitilho sem arame do mercado de pães brasileiro, permitindo mais facilidade no processo de reciclagem.
Essas iniciativas fazem parte dos objetivos da Bimbo em ampliar suas ações ESG e se posicionar como uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana. Globalmente, e no país, a companhia tem como compromisso reduzir o impacto ambiental por meio da agricultura regenerativa com zero emissões de carbono, além de promover a circularidade e a redução de resíduos em sua cadeia de valor, que inclui desde a forma com que as matérias-primas são colhidas até a maneira como o cliente desfruta dos produtos em sua mesa. “Estamos comprometidos com a nossa responsabilidade socioambiental, e a mudança em nossa embalagem com 100% de materiais plásticos que podem ser recicláveis é um grande passo nesse caminho tanto para a Bimbo como para o mercado alimentício no País. Continuamos buscando novas tecnologias, além de estamos comprometidos em projetos com incentivos fiscais para subsidiar programas socioambientais com foco em reciclagem e economia circular por meio do nosso projeto Bom Vizinho”, finaliza Argudín. Com estas ações, a companhia auxilia no equilíbrio dos impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor.
- Fonte: 2020 – Relatório divulgado pelo WWF ((Fundo Mundial para a Natureza)
- Fonte: 2020 — Pesquisa divulgada pela Nielsen
Sobre a Bimbo Brasil
Líder no segmento de panificação, há mais de 20 anos, a Bimbo Brasil está presente nos lares de milhares de brasileiros, produzindo alimentos nutritivos e saborosos como pães, bisnaguinhas, bolos, doces e snacks. Seu propósito é nutrir um mundo melhor, e por ele, são norteados os processos e ações da companhia. Dona das tradicionais marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10. No Brasil, a companhia conta com mais de 4 mil colaboradores e seis unidades fabris, que abastecem mais de 70 mil clientes.
Saiba mais: Link
Grupo Bimbo
A Bimbo Brasil pertence ao Grupo Bimbo, líder em panificação no mundo. Fundado em 1945 no México, o grupo conta com 203 plantas que fabricam mais de 13 mil produtos para mais de 100 marcas em 33 países da América, Ásia, Europa e África. Além disso, possui mais de 130 mil colaboradores e é uma das maiores redes de distribuição do mundo.
Saiba mais: Link
#Envolverde