BMW Group poderá garantir o uso consciente e sustentável de alumínio economizando até 500.000 toneladas de CO² por ano
O BMW Group segue intensificando suas atividades sustentáveis. A partir de 2024, rodas de alumínio fundido produzidas com 100% de energia verde serão usadas nas marcas BMW e MINI. A transição se aplica, em particular, à eletrólise de uso intensivo de energia usada na produção de alumínio e ao processo de fundição de rodas. Para o BMW Group, este é mais um passo em direção ao seu objetivo de criar a cadeia de suprimentos mais sustentável da indústria automotiva.
Até agora, as rodas foram responsáveis por 5% das emissões de CO² da cadeia de abastecimento. A transição para uma produção mais sustentável que depende de energia verde, reduzirá essas emissões em mais da metade. O BMW Group adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve por ano; 95% destes são feitos de alumínio fundido.
Economia de até 500.000 toneladas de CO² por ano
Por meio de auditorias independentes, o BMW Group garante o uso consciente e sustentável do alumínio por seus fornecedores, economizando até 500.000 toneladas de CO² por ano. “A energia verde é uma das maiores alavancas para reduzir as emissões de CO² em nossa cadeia de suprimentos. Já fechamos mais de 400 contratos com nossos fornecedores, incluindo fornecedores de rodas e alumínio, exigindo que eles usem energia verde”, afirma Joachim Post, Membro do Conselho de Administração do BMW AG responsável por Compras e Rede de Fornecedores.
O alumínio possui boas propriedades de reciclagem, tornando mais fácil derreter rodas antigas como parte da economia circular, eliminando a necessidade de eletrólise intensiva em energia para produzir a matéria-prima primária. Ao mesmo tempo, a matéria-prima secundária também deve atender aos requisitos premium do BMW Group para qualidade, design, segurança e propriedades mecânicas.
MINI é pioneira no uso de rodas fundidas de liga leve sustentáveis
Em 2023, a MINI se tornará pioneira neste campo, usando rodas fundidas de liga leve feitas de 70% de alumínio secundário na nova geração do MINI Countryman. A combinação de 100% de energia verde para produção e 70% de conteúdo de matéria-prima secundária, pode reduzir as emissões de CO² em até 80%, em comparação com os processos de fabricação convencionais.
Certificação pela Aluminum Stewardship Initiative (ASI)
O BMW Group está ativamente envolvido em iniciativas internacionais focadas na padronização da extração de matérias-primas há muitos anos. Isso inclui a Aluminium Stewardship Initiative (ASI), uma organização internacional sem fins lucrativos apoiada por associações ambientais e industriais, ONGs, produtores de alumínio e empresas de processamento. Muitos dos fornecedores do BMW Group já aderiram à ASI, além de oferecerem uma importante contribuição para a criação de uma cadeia de valor de alumínio ambiental e socialmente responsável.
Implementação sistemática de metas de sustentabilidade
A transição para 100% de energia verde para a produção de rodas de alumínio fundido é outro passo para reduzir as emissões de CO² na rede de fornecedores do BMW Group. O objetivo é reduzir as emissões em toda a cadeia de suprimentos em 20% em relação aos níveis de 2019 até 2030. Aumentar sistematicamente a porcentagem de alumínio secundário por meio desse processo contribui ainda mais para a sustentabilidade, de acordo com os princípios de economia circular que o BMW Group aspira.
Para conferir o texto completo, em inglês, clique aqui.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.
#Envolverde