por Leno Silva, especial para a Envolverde – 

O gênero musical imortalizado pela voz e pelo rigor técnico de João Gilberto, com o seu famoso banquinho e violão, e que conquistou o mundo inteiro transformando “Garota de Ipanema” em uma das canções mais tocadas, está visitando a cidade de São Paulo.

Quem quiser conhecer um pouco das histórias e algumas de suas curiosidades, programe-se para assistir “O Musical da Bossa Nova”, em cartaz no Teatro Opus, do Shopping Villa Lobos.

Entre atores-cantores e a banda, são 14 profissionais no palco. A cenografia e a iluminação são simples, funcionais, porque o que realmente importa são os sucessos e os fatos que sustentam a construção do espetáculo.

Em 90 minutos divididos em dois blocos distintos com intervalo de 15 minutos, semelhante ao que ocorre numa partida de futebol, a trupe de quatro marmanjos e de seis garotas alterna-se em papéis distintos para dar vida aos personagens conhecidos de quase todos os que estão na plateia, e cada um empresta a sua voz para as canções que mais se adéquam aos seus timbres e fôlegos.

No primeiro tempo, tudo é mais “pastel”, como demonstra o figurino predominantemente bege e branco. Na segunda etapa, com o samba apimentando o movimento que nasceu na Zona Sul carioca, tons quentes inundam as vestes, as vozes, e a atmosfera do espetáculo.

Se houvesse uma pista de dança, muito provavelmente seria possível resgatar os conhecidos bailinhos que fizeram sucesso nas décadas de 1970 a 1980, pelo menos para quem já passou dos 50 anos.

Como entretenimento o musical funciona bem e atrai um público variado, desde a turma das antigas, que tem muitas vivências tendo o gênero como trilha sonora, até a juventude que não sabe, por exemplo, quem foi Tom Jobim, Vinicius de Morais, Nara Leão, apenas para citar alguns dos ícones Bossa-novistas.

Mergulhe nesse gênero musical genuinamente brasileiro que encantou os mais rigorosos intérpretes de diferentes países. Bossa Nova é Made in Brazil, e agora habita a nossa Sampa. Emocione-se enquanto é tempo. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

O Musical da Bossa Nova

Texto: Rodrigo Faour e Sergio Módena

Direção: Sergio Módena

Direção musical: Delia Fischer

Coreografia: Roberta Serrado

Cenário: André Cortez

Figurino: Kika Lopes

Desenho de som: Carlos Esteves

Iluminação: Wagner Antonio

Elenco: Andrea Marquee, Ariane Souza, Eduarda Faidini, Fabi Bang, Myra Ruiz, Claudio Lins, Marcelo Varzea, Nicola Lama, Tadeu Freitas, Jhafiny Lima

Músicos: João Taubkin – baixo, Rafael Naine – guitarrista/violonista, Bruno Tessele – bateria, Heberth de Souza – pianista regente

Teatro Opus, Shopping Villa Lobos,Avenida das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros

Duração: 90 minutos | Classificação etária: Livre | Em cartaz até 10 de dezembro de 2017

(Envolverde)