Como parte da estratégia de logística verde, varejista alcança o marco de quase um quarto da frota composto por veículos mais sustentáveis
A C&A Brasil deu mais um passo dentro da sua estratégia de logística e alcança o marco de quase ¹/4 da frota que abastece as lojas agora é composta por veículos mais sustentáveis. A Frota verde é formada por veículos elétricos e híbridos movidos a GNV/diesel, juntos, reduzem até 1.700 toneladas de CO² na atmosfera anualmente, o equivalente ao plantio de mais de 15 mil árvores. A chegada da nova frota será concluída no primeiro semestre deste ano e a ampliação de novos projetos no pilar ESG da empresa estão sendo estudados.
Em parceria com a Soluciona Logística, os caminhões elétricos foram desenvolvidos exclusivamente para a operação da C&A Brasil e a torna pioneira no varejo de moda brasileiro a contar com este tipo de solução. A partir de agora, a varejista conta com 14 veículos elétricos espalhados entre o eixo Rio-São Paulo e, estima-se que, por ano, a frota completa irá retirar mais de 500 toneladas de CO² do meio ambiente, o equivalente ao plantio de quatro mil árvores nativas da Mata Atlântica.
Com capacidade para transportar quatro toneladas, os caminhões elétricos realizarão dois circuitos diários: do Centro de Distribuição até as lojas correspondentes à sua rota e vice-versa. Cada veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 quilômetros com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites em dois centros de distribuição da varejista, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
“Vimos uma oportunidade, na parceria com a Soluciona, de concretizar um desejo antigo da companhia de transformar todos os setores onde atuamos. Já temos ações visando um impacto positivo com relação aos nossos produtos, como roupas, cabides e etiquetas. Agora, conseguimos chegar até mesmo no setor logístico, onde o desafio é maior, pois, precisamos engajar parceiros externos. Estamos muito felizes com este resultado e empolgados para continuar fazendo a diferença em nosso setor”, diz Marcel Modesto, head de logística e abastecimento da C&A Brasil.
Antes mesmo de iniciar o projeto, a C&A já busca formas de descarte correto para as baterias elétricas usadas e dentre as possibilidades, está: utilização da bateria para iluminação interna e substituição de geradores a diesel. “Ao idealizar novos produtos e serviços, pensamos em toda a sua trajetória, desde a matéria-prima, passando pelo desenvolvimento, compra até o descarte. Com os caminhões elétricos, não foi diferente. Essa forma de pensar está em linha com nosso compromisso de construir uma moda com impacto positivo”, conclui Modesto.
Mais novidades na frota verde da C&A Brasil
E as novidades não param por aí. Além de veículos elétricos, 19 caminhões híbridos, parte movidos a Gás Natural (GNV) e parte a Diesel, foram adquiridos para reforçar a frota verde da companhia. Se comparado ao caminhão convencional, os veículos híbridos emitem 8% a menos de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de mais de 11 mil árvores. Para completar o time, a varejista ainda contará com motos elétricas para entregar pedidos realizados via e-commerce na capital paulista.
Jornada de Sustentabilidade na C&A
As iniciativas de sustentabilidade da C&A se conectam à nova Plataforma de Compromissos 2021-2030, estruturada em três grandes pilares de atuação: Unir&Inspirar os stakeholders, Renovar&Restaurar os recursos naturais, Inovar&Liderar no setor, sempre atuando com transparência, integridade e responsabilidade social. A partir deste norte, a companhia segue traçando sua jornada em promover transformações e inovação no setor e na cadeia produtiva, buscando a proteção dos recursos naturais, maior circularidade, redução da poluição plástica e a promoção da diversidade e equidade.
#Envolverde