A iniciativa prevê a recomposição do bioma, com plantio de espécies nativas e árvores frutíferas, convertendo-se em refúgio ecológico para animais silvestres.
A Casa dos Ventos, empresa brasileira de energia renovável, vai investir na restauração de uma área de Mata Atlântica no sul da Bahia. A iniciativa objetiva criar um refúgio ecológico e promover também a vida selvagem, por intermédio do plantio inicial de 10 mil mudas de espécies nativas, entre elas o pau brasil, o pau ferro e diversas espécies frutíferas como araçá amarelo, laranja de macaco e cereja do mato. Além do plantio, a Casa dos Ventos vai acompanhar o desenvolvimento das árvores, que poderão ser monitoradas remotamente, por meio de um código de geolocalização.
A ação é uma parceria com a greentech Muda. Em conjunto com pesquisadores, cientistas e parceiros, o coletivo conta com ajuda de empresas e de pessoas engajadas na preservação ambiental para recompor uma extensa área de Mata Atlântica localizada próximo às praias de Morro do São Paulo, Garcês e Guaibin. A região é cortada pelo Rio Jequiriçá, além de rios menores que atuam na formação de mangues e brejos, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento da mata de restinga e de espécies endêmicas.
“A Casa dos Ventos usa os recursos da natureza, para, em harmonia com ela, gerar energia para um desenvolvimento mais sustentável. Além disso, também investimos em projetos que auxiliem na preservação dos biomas onde atuamos. A proposta do Muda está alinhada com nossos objetivos, porque utiliza as melhores práticas para criar um refúgio de biodiversidade que tem uma identidade característica da fauna e flora brasileira, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas”, comenta Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.
Responsabilidade ambiental
Além da iniciativa em parceria com o Muda, a Casa dos Ventos desenvolve projetos que contribuem para a preservação dos biomas também nos locais em que seus parques estão instalados.
A vegetação da caatinga, nativa em regiões no entorno de seus parques eólicos, é conservada pela Casa dos Ventos por meio de diversos programas ambientais. A empresa possui viveiros de mudas em regiões da Bahia e do Rio Grande do Norte, onde cultiva mais de 400 mil mudas destinadas para plantio.
A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e atua de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG.
Sobre a Casa dos Ventos
A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. Para avançar em sua posição de relevância no setor, a Casa dos Ventos conta com o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 20 GW de capacidade. A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores. Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies (TTE) para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio e amônia verde.
www.linkedin.com/company/casa-dos-ventos-energias-renov-veis/
www.instagram.com/casadosventos/
#Envolverde