Em sua primeira visita ao Brasil, como diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim conhece ações de sustentabilidade resultantes da parceria entre as Nações Unidas e o Comitê Organizador Rio 2016.
Brasília, 5 de Agosto de 2016 – Na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na quinta-feira, 4 de agosto, o novo diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim, esteve no Parque Olímpico da Barra para conhecer de perto as ações de sustentabilidade empreendidas na operação dos jogos em parceria com as Nações Unidas. Desde 2013, o Escritório do PNUMA no Brasil e o Comitê Organizador Rio 2016 cooperam com o objetivo de integrar a sustentabilidade em todos os processos organizacionais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além do apoio técnico do PNUMA para a construção do Plano de Sustentabilidade Rio 2016, a parceria desenvolveu a atual fase da campanha Passaporte Verde, voltada para o turismo consciente.
“Estou otimista com o que vi aqui hoje”, afirmou o diretor-executivo após a visita. “Com a parceria entre PNUMA e Rio 2016, estabelecemos um novo patamar para a sustentabilidade em grandes eventos. Temos aqui um exemplo para o mundo. Recomendo que outros organizadores venham ao Rio e vejam o que foi feito, para fazerem ainda melhor”, completou ele.
O principal exemplo, segundo Solheim, é que a sustentabilidade foi incorporada ao planejamento dos Jogos desde o início da sua execução, tendo sido parte integrante de todo o processo de implantação do evento. “Nosso maior aprendizado foi a capacidade de inserir o debate sobre meio ambiente e sustentabilidade em todas as fases das Olímpiadas, do planejamento à operação. Com isso, catalisamos mudanças em processos de pesquisa de materiais, escolha de fornecedores, compras de suprimentos e outras áreas. A equipe do PNUMA nos ajudou muito, estando presente e disponível em momentos críticos de tomada de decisão”, afirmou a gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Rio 2016, Tânia Braga.
Os destaques das ações do PNUMA, no âmbito da cooperação com o Comitê Organizador Rio 2016, são a intermediação do processo de consulta com a sociedade civil, a prestação de apoio técnico em questões operacionais e, principalmente, a colaboração para o construção do Plano de Sustentabilidade Rio 2016, que pautou todas as ações. Também faz parte da parceria, a atual edição da campanha Passaporte Verde, realizada em colaboração com os Ministérios dos Esportes, do Meio Ambiente e do Turismo. Com o objetivo de encorajar a procura por produtos e serviços turísticos sustentáveis, bem como conscientizar os turistas quanto a estilos de vida que impactem menos o meio ambiente, o Passaporte Verde inclui uma plataforma online e um aplicativo para dispositivos móveis com dicas para reduzir o impacto ambiental enquanto se viaja e mais de 20 roteiros sustentáveis no Rio de Janeiro.
Entre os destaques da visita, que começou no Lounge de Sustentabilidade, na área do Centro de Mídia Principal, e percorreu boa parte do Parque Olímpico da Barra, o diretor-executivo destacou a proximidade das instalações com a natureza, incluindo a Lagoa de Jacarepaguá e o Parque Estadual da Pedra Branca. Entre os equipamentos olímpicos, chamou a atenção a Arena Olímpica de Handebol, uma estrutura temporária que será desmontada e reutilizada para a execução de quatro escolas em diferentes locais após a realização das Olimpíadas. (#Envolverde)