Cientistas, conservacionistas, narradores(as), educadores(as) e Exploradores(as) do National Geographic respondem a cinco perguntas frequentes sobre os oceanos.
Quanto sabemos sobre os oceanos?
Segundo Catalina Velasco, principalmente por limitações logísticas e tecnológicas, a maior parte do oceano ainda é completamente desconhecida. Menos de 25% deste já foi observado, explorado diretamente, ou mesmo mapeado.
Quais são as 3 principais ameaças ao oceano?
De acordo com o biólogo marinho Daniel Venturini, as três principais ameaças ao oceano são: a sobrepesca e a destruição do habitat; poluição costeira e poluição de plástico; e a crise climática que leva ao aquecimento e acidificação do oceano.
O oceano permite a vida na Terra?
Segundo Laura Rodríguez (bióloga marinha), o oceano produz quase metade do oxigênio terrestre. Também absorve 50 vezes mais dióxido de carbono do que a atmosfera. Ele regula o clima e, além disso, proporciona segurança alimentar e econômica a milhões de pessoas.
O oceano atenua os efeitos da crise climática?
Segundo Cristian Lagger, o oceano é um grande atenuador dos efeitos da mudança climática, absorvendo enormes quantidades de CO2 e liberando oxigênio na atmosfera. Em suma, os oceanos, junto com as florestas tropicais e subtropicais, são um dos grandes pulmões do nosso planeta.
Por que o oceano é salgado?
Com base nas palavras da especialista Paola Rodríguez, a salinidade do oceano é resultado da erupção de rochas e isso é devido a duas fontes. Por um lado, o movimento natural da água do mar desgasta o fundo do mar. Por outro, todos os rios deságuam no mar e, à medida que passam, as rochas se erodem e forneces todos esses minerais que são carregados junto com a água.
Para mais informações sobre os oceanos acesse o site do National Geographic e o canal oficinal do YouTube National Geographic Brasil.
CONTEÚDO PARA APRENDER E INSPIRAR
No âmbito do Dia Mundial dos Oceanos e da sua campanha “O Que Você Faz Importa”, o National Geographic convida o público a refletir sobre a importância dos oceanos no ciclo da vida, promovendo seu cuidado e trazendo conteúdos que inspiram ação.
No Disney+, você poderá desfrutar de conteúdos de destaque relacionados ao assunto, como O SEGREDO DAS BALEIAS, EXPEDIÇÃO AO DELTA DO OKAVANGO, O REINO DA BALEIA AZUL, TUBARÕES DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, DERRAMAMENTO DE ÓLEO DO SÉCULO, ATLÂNTIDA – A CIDADE PERDIDA, ÁRTICO AMEAÇADO, entre outros títulos.
Além disso, no dia 8 de junho às 19h15, o canal linear do National Geographic Brasil apresentará um especial com documentários temáticos que começa com documentário de ação e aventura Tesouro Submarino.
Às 20h05, exibirá Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos, uma história repleta de aventuras e de uma beleza espetacular sobre o nascimento do movimento global para proteger o mar.
Às 21h55, será exibido Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos, que nos leva a uma provocativa viagem ao reino dos oceanos, testemunhando um momento crítico onde o mundo marinho está à beira de um precipício.
–
Sobre o Disney+
Disney+ é o lar de streaming dedicado aos filmes e programas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, e muito mais. Como parte do segmento Disney Media and Entertainment Distribution da Disney, Disney+ está disponível na maioria dos dispositivos conectados à Internet e oferece programação sem comerciais com uma variedade de longas-metragens originais, documentários, live-actions e séries animadas, e conteúdo de curta duração. Junto com o acesso sem precedentes à incrível biblioteca de entretenimento de cinema e televisão da Disney, o serviço também é o lar de streaming exclusivo para os mais recentes lançamentos da The Walt Disney Studios. O Disney+ está disponível como parte de uma oferta de pacote que dá aos assinantes acesso ao Disney+, Hulu e ESPN+. Visite DisneyPlus.com para assinar e/ou saber mais sobre o serviço.
#Envolverde