Noticias

Conheça 6 tendências verdes para ficar de olho em 2023

2022 está chegando ao fim e, com isso, empresários e investidores já estão atentos às tendências que dominarão o mercado em 2023. O mundo dos negócios é totalmente dinâmico e imprevisível, por isso, os empreendedores precisam avaliar e readequar suas inovações de acordo com as novas realidades e regulamentações dos setores que atuam.

As principais inovações de 2023 estão relacionadas aos contextos tecnológicos e sustentáveis. A agenda ESG, por exemplo, seguirá em alta e, por isso, as medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais devem estar no radar das empresas.

Confira abaixo algumas tendências que serão destaque no mundo corporativo em 2023 e analise quais são as principais oportunidades para o seu negócio.

Green buildings

Os edifícios verdes tornaram-se tendência na construção civil, principalmente por minimizarem os impactos ambientais e melhorarem a qualidade de vida dos usuários. Inclusive, de acordo com um estudo do Conselho Internacional da Construção (CIB), mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil são para a indústria da construção e 50% da energia gerada abastece a operação das edificações. Diante desta realidade, a Noah, construtech que oferece solução tecnológica e sustentável a partir da madeira engenheirada, lançou recentemente o Arvoredo, um condomínio residencial, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que reúne alta tecnologia, sofisticação e sustentabilidade. Para Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, sustentabilidade e qualidade de vida são premissas básicas para o novo perfil de morador. “O isolamento social mudou a percepção do lar: o que para muitos era apenas o local de retorno após um dia de trabalho, agora precisa entregar praticidade, conforto, mais contato com a natureza e, acima de tudo, bem-estar. As construções verdes chegaram no mercado para ficar e os empreendedores devem se atentar cada vez mais para esse nicho”, complementa.

Upcycling

upcycling têm ganhado destaque nos últimos anos por ser um design mais responsável com o meio ambiente. A técnica busca dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade, como paletes, latas, pneus, malas e muitos outros, que podem ser transformados facilmente em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração. Estas soluções, além de sustentáveis, são bonitas e econômicas. A indústria moveleira vê o upcycling como uma oportunidade de negócio. “Transformar um gaveteiro em uma cama para pets, um abajur em bolsa de luxo, tampas de lixeiras como decoração, enfim, tudo é possível. Com o upcycling tudo é reaproveitável. O modelo de negócio fomenta o consumo consciente e promove um novo olhar, novas possibilidades e formas para os produtos”, destaca Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura no país.

Rastreamento de processos e cadeias produtivas

A tecnologia de segurança de dados do blockchain pode ajudar a monitorar desde a produção até o descarte de uma cadeia produtiva. Essa é a proposta da GreenPlat, empresa de tecnologia que tem como propósito acelerar uma produção mais limpa. “A plataforma oferece serviços de monitoramento ESG em tempo real, com arquitetura blockchain que efetua a rastreabilidade e monitoramento de processos e cadeias produtivas dos nossos clientes, atestando seu compromisso com a economia circular”, diz Chicko Souza, CEO da startup. Com especialistas em economia circular e soluções de digitalização de processos, a startup tem o maior número de reconhecimentos internacionais no mundo na área de blockchain não financeiro, incluindo o posicionamento de Technology Pioneers pelo Fórum Econômico Mundial (WEF). Em busca de novos mercados, participou dos Ciclos Nova York e Santiago 2019 do Startup OutReach Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups brasileiras nos ecossistemas mais promissores do mundo.

Escritórios do Futuro

Já ficou claro que modelos bem organizados e produtivos de trabalho flexível possibilitam que as empresas saiam na frente em relação à atração e retenção de talentos. Hoje, muitos líderes buscam maneiras eficientes de adaptar seus espaços de trabalho, além de oferecer melhores condições e benefícios para o trabalho remoto e enxergam o modelo de mobiliário como serviço uma solução para algumas dessas demandas. “Comodidade e flexibilidade também podem ser oferecidos por meio de cadeiras, mesas e acessórios ergonômicos, com qualidade, de maneira sustentável e inteligente, por isso, o boom das assinaturas também está presente no mercado corporativo. Muitas empresas já estão optando por essa solução, principalmente nesta fase de reformulação dos espaços que demanda menos mesas e mais descompressão. Ter flexibilidade para readequar a estrutura da organização na velocidade que as mudanças acontecem é um dos benefícios mais pertinentes deste modelo”, afirma Pamela Paz, CEO da John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios do Brasil.

Gestão de resíduos

Para se ter uma ideia, 41% dos resíduos são destinados incorretamente e apenas 3% são reciclados ou reaproveitados, resultando em mais de 700 acidentes ambientais por ano. Um dos principais fatores que levam a esse baixo índice é a dificuldade das indústrias em fazer o controle e a gestão de resíduos, garantir que seus resíduos sejam destinados de forma correta, estando compliance com a legislação. E para sanar essa dor latente do mercado que a Vertown nasceu. “Por meio de nossa plataforma, as empresas conseguem acompanhar toda a rastreabilidade de seus resíduos, podendo utilizar a inteligência de dados para gerar melhorias em todo esse processo e auxiliar os clientes a reportar os principais indicadores de ESG, entre outros pontos. “Acredito que devemos promover, cada vez mais, discussões relevantes sobre ESG e desenvolvimento sustentável nos negócios em nosso país”, comenta Guiarruda, CEO da Vertown.

Governança e Gestão Eficiente

O  ESG é uma prática que estará presente  na agenda corporativa em 2023,  mas as ações sociais e de governança que complementam a sigla não podem ser deixadas de lado.  Para isso é preciso manter um ambiente de trabalho saudável para colaboradores e  uma governança longe de processos fraudulentos, colocando as instituições em sincronia com os princípios que o modelo exige. Um estudo realizado pela Hand On Solutions, aponta que as principais condutas fraudulentas ocorrem com a quebra das políticas de reembolso, que quando somadas, podem revelar um prejuízo  no caixa empresarial e para inibir esses comportamentos, é preciso adotar tecnologias que auxiliam na gestão desses processos. “O uso de softwares de gestão para reembolsos estabelecem uma relação de confiança entre empregados e empregadores, desburocratiza processos e diminuem  o uso de papel, garantindo a prática do ESG com métodos claros e seguros, alinhados ao meio ambiente”, explica Thiago Campaz, CEO da VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas.

#Envolverde