Por: Marcia Sousa, Ciclo Vivo –
A tecnologia pode ser aliada da redução do impacto das grandes metrópoles no planeta
Alertas para calor extremo e inundações, uso de inteligência artificial para melhoria no fluxo do trânsito e suporte às cidades para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e poluição. Estas são algumas das iniciativas que estão sendo implementadas pelo Google no Brasil para reduzir o impacto das grandes metrópoles no planeta.
Na última quarta-feira (22), em São Paulo, a empresa realizou o “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, evento que apresentou as tecnologias e iniciativas já disponíveis para ajudar autoridades brasileiras, organizações e pessoas a tomarem melhores decisões em prol da construção de um futuro mais sustentável.
.
Um dos destaques é o projeto Green Light, uma iniciativa que usa Inteligência Artificial (IA) e tendências de tráfego do Google Maps para ajudar a otimizar os semáforos nas cidades, reduzindo as emissões de CO2 no trânsito. Em 2021, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a implementar a ferramenta na América Latina e Campinas (SP) será o próximo município no Brasil com previsão de início para 2024.
Durante o evento também foi apresentado que a percepção dos brasileiros sobre ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança das empresas) cresceu no último ano. Segundo pesquisa, encomendada à MindMiners pelo Google, uma em cada quatro pessoas (27%) no país já ouviu falar da sigla. Além disso, mais de quatro em cada cinco (83%) entrevistados valorizam empresas e marcas ligadas à agenda ESG.
Nas práticas sustentáveis o segmento de Beleza é destaque, ostentando a maior nota no Índice ESG (23,2%) no Brasil. Marco Bebiano, diretor de negócios do Google Brasil, apresentou a parceria da companhia com o Boticário para incluir pontos de coleta de materiais recicláveis no Google Maps. A iniciativa facilita, por exemplo, encontrar o local mais próximo para depositar embalagens vazias de cosméticos.
“O consumidor procura, nós temos a ferramenta para receber o reciclável e dar o destino adequado, então ficamos felizes de oferecer essa possibilidade para a população. A demanda já existia, a gente só juntou o melhor dos dois mundos”, afirma Natália Calixto, diretora de mídia do Grupo Boticário. Ela explica ainda que atualmente são mais de quatro mil pontos de Boti Recicla nas lojas e quiosques. Dentro do projeto com o Google Maps são mais de seis mil pontos e, até 2024, serão 10 mil pontos.
A cada três embalagens vazias, de qualquer marca, o cliente ganha R$15 de desconto que podem ser resgatados em compras a partir de R$150 – saiba mais.
Soluções para as cidades
Inundações, ondas de calor, fumaça das queimadas chegando às capitais do país. O impacto das alterações climáticas já são sentidas nas cidades por eventos cada vez mais extremos. Apesar das áreas urbanas ocuparem menos de um por cento da superfície terrestre da Terra, concentram mais da metade da população. É neste sentido que destacamos abaixo algumas iniciativas do Google que podem contribuir para melhorar a vida nas cidades:
Green Light
O transporte rodoviário é responsável por uma quantidade significativa de emissões globais e urbanas de CO2. Isso é especialmente problemático nos cruzamentos das cidades, onde a poluição pode ser 29 vezes maior do que nas estradas. Cerca de metade das emissões nos cruzamentos vem de situações de aceleração e frenagem no
trânsito, o chamado pára-e-arranca.
O Green Light é capaz de analisar milhares de cruzamentos simultaneamente, melhorando o fluxo em vários cruzamentos da cidade. As recomendações baseadas em IA (inteligência artificial) funcionam com a sinalização semafórica e sistemas de controle de tráfego existentes, assim os engenheiros municipais são capazes de monitorar o impacto e ver os resultados em semanas.
O modelo baseado em IA leva em conta, entre outros critérios, padrões de tráfego, (como a de aceleração e frenagem), a programação dos semáforos e como o fluxo do tráfego se comporta ao longo do dia. Desta forma, é possível construir um modelo de interação entre eles. “Por exemplo, podemos identificar uma oportunidade de coordenação entre cruzamentos que ainda não estão sincronizados e fornecer uma recomendação sobre os
tempos e horários dos planos dos semáforos para que o tráfego flua de forma mais eficaz ao longo de um trecho”, explica Ivan Patriota, líder de parcerias de Google Maps para América Latina.
Ao coordenar vários cruzamentos adjacentes para criar ondas de sinais verdes, as cidades podem melhorar o fluxo dos veículos e reduzir ainda mais as emissões de CO2. Números iniciais do Green Light indicam que, nas cidades onde a iniciativa está ativa, há um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30%, e as emissões nos cruzamentos em mais de 10%. Isso pode ajudar a economizar combustível e reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês. O projeto já está presente em 70 cruzamentos em 12 cidades pelo mundo.
Environmental Insights Explorer
Em parceria com o Centro de Operações do Rio, o COR-Rio, o Google ajudará a identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes no Rio de Janeiro. O COR-Rio passará a usar dados do Environmental Insights Explorer (EIE) que combina IA e imagens aéreas para oferecer análises e identificar oportunidades de redução de gases de efeito estufa e poluição nas cidades. A ferramenta é gratuita.
O EIE está presente em mais de 40 mil cidades no mundo e disponibiliza dados sobre suas emissões globais, como estimativas das emissões provenientes do aquecimento, resfriamento e abastecimento de energia em edifícios e construções e também de deslocamentos na área de transportes.
A plataforma mostra oportunidades na redução das emissões, implementação de fontes de energia renováveis e mais limpas, melhoria na infraestrutura por meio do incentivo ao uso de outros meios de transporte mais sustentáveis e sobre construções com maior eficiência energética.
Alerta de inundações e calor
Desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o Alerta de Previsão de Inundações ajuda comunidades e pessoas a agir em momentos ambientais críticos. Até novembro de 2023, o recurso permitiu o envio de mais de 2 milhões de notificações de celular com previsão de enchentes ribeirinhas e mais de 250 alertas foram disponibilizados na Busca e no Google Maps, impactando mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. Até o final deste ano, o Google irá expandir a previsão de enchentes ribeirinhas para mais 40 localidades (38 novas cidades).
Para manter a população segura e informada também em situações de ondas de calor excessivo, como a que o país está enfrentando em 2023, o Google agora emite alertas para diversas regiões afetadas com informações úteis. Quando as pessoas procuram na Busca por informações sobre o clima em alguma cidade afetada, podem ver detalhes sobre a situação de calor excessivo, temperaturas esperadas e dicas para se proteger. Para disponibilizar esses dados, há uma parceria com a Global Heat Health Information Network, além de mostrar dados de outras entidades locais.
Mapeando energia solar e qualidade do ar
Usando inteligência artificial, aprendizado de máquina, imagens aéreas e dados ambientais, o Google lançou novas soluções para mapear informações sobre energia solar, níveis de pólen e qualidade do ar.
- Energia solar: ferramenta que ajuda na visualização do potencial da energia solar. Para ter acesso a essas informações, a empresa treinou um modelo de IA para extrair dados 3D sobre a geometria de telhados e coberturas, obtidos diretamente de imagens aéreas, além de detalhes sobre a presença de árvores e sombra, por exemplo.
- Qualidade do ar: no ano passado, o Google lançou um recurso para visualizar a qualidade do ar em diferentes regiões, assim como mapas de calor e de poluição para mais de cem países em todo o mundo. O processo oferece a empresas de saúde, automóveis, transporte e outros a capacidade de gerenciar informações sobre a qualidade do ar em qualquer lugar.
- Previsão de alergênicos: A nova API mostra informações atualizadas sobre o pólen dos alergênicos mais comuns de 65 países. A tecnologia mostra a contagem local do pólen, mapas de calor e informações a respeito dos alergênicos das plantas, bem como dicas práticas para as pessoas reduzirem a exposição a esses elementos.
Recicláveis no Maps
Com base em dados coletados pelo eCycle, pontos de reciclagem em todo o Brasil estão sendo incluídos no Google Maps. É possível descobrir onde entregar diferentes resíduos, como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.
Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto de coleta desejado, as pessoas encontrarão informações atualizadas, como tipo de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone, além de traçar uma rota. Saiba mais aqui.
imagem de destaque: Foto: CardMapr.nl | Unsplash
(Envolverde)