por Prof. Marcus Nakagawa –
Experiência prática
Você já pensou em desenvolver uma organização para resolver problemas do mundo como saúde, educação, pobreza ou desmatamento? Ou ainda, trabalhar com uma causa social ou ambiental e ao mesmo tempo ganhar dinheiro? Realizar e ter realmente um propósito?
Este é o trabalho de um empreendedor de negócio de impacto social, que diferentemente do empreendedor tradicional que só busca o lucro, desenvolve por meio de sua organização atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade social ou ambiental dentro de um modelo pragmático e inovador.
Segundo Bill Drayton, fundador da Ashoka, ONG internacional sobre o tema, este empreendedor social “aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferente.”
Conheça os principais tipos de empreendimentos de impacto social e como se preparar para ingressar nesta área.
Objetivo do curso
Ao final do curso os estudantes deverão ser capazes de:
- Lembrar e listar a diferença entre o empreendedor tradicional e o empreendedor de impacto social e ambiental.
- Entender as diferentes formas de empreendedorismo social: organização do terceiro setor, projetos sociais, negócios sociais e negócios de impacto social.
- Analisar as vertentes, engajamento, desafios e oportunidades do empreendedor social.
- Avaliar o ecossistema do impacto social.
- Selecionar umas das forma de empreendedorismo de impacto social e conceber uma ideação para a sua causa e a sua ação.
Metodologia
Aulas expositivas, dinâmicas, estudos de casos e início da ideação de uma ação de impacto socioambiental.
(#Envolverde)