Novo local receberá resíduos como papel, plástico, metal, vidro e óleo vegetal;
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, e o Assaí Atacadista, uma das maiores empresas de atacado de autosserviço do país, acabam de inaugurar o novo ecoponto do município de São Paulo. Agora, os clientes podem entregar seus resíduos recicláveis no estacionamento do Assaí Taipas, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães n. 10535, Jardim Lider.
O ecoponto faz parte do programa Ecoenel, que oferece desconto na conta de energia dos consumidores em troca de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal, vidro e óleo vegetal. Para ter acesso ao benefício, o cliente da Enel deve levar uma conta de luz recente junto ao material para descarte até um dos pontos de coleta.
Para agilizar o processo de entrega e pesagem dos resíduos, os materiais devem ser separados e limpos com antecedência. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Segundo a gerente de sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello, a distribuidora incentiva o consumo consciente entre os seus consumidores e promove o descarte correto dos resíduos, um dos principais desafios impostos aos centros urbanos.
“Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes e os encaminhamos para o processo de reciclagem. E acreditamos que, neste novo espaço, a população irá se engajar ainda mais para descartar corretamente esses materiais, o que é tão importante para o meio ambiente, além de contribuir para a redução das contas de energia dos clientes”, afirma Solange.
Para o Assaí, a abertura da nova estação reforça o compromisso da rede com práticas sustentáveis para o meio ambiente e será mais uma nova facilidade proporcionada aos cidadãos de São Paulo. “O compromisso com a preservação do meio ambiente é parte fundamental de nosso pilar de sustentabilidade e, por isso, desenvolvemos ações de logística reversa, como a instalação de Estações de Reciclagem. Com essa parceria, completamos 40 lojas que já contam com esse dispositivo. Desta forma, acreditamos que podemos conscientizar nossos consumidores, e a sociedade como um todo, sobre a importância do descarte consciente”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Assaí.
O novo ecoponto de São Paulo está seguindo os protocolos de higiene e segurança para a Covid-19, como o uso de máscara, luvas e álcool em gel pelos colaboradores, e compartilhamento das orientações sobre o distanciamento social mínimo.
Serviço
Local: Assaí Taipas
Endereço: Av. na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães n. 10535, Jardim Lider
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Sobre o Ecoenel
O programa que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo vegetal) é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos. Para aderir ao programa, basta apresentar a conta de energia em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel.
Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Lá, eles serão pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.
Nos últimos três anos, o programa Ecoenel beneficiou cerca de 24 mil clientes, arrecadou mais de 4,7 mil de toneladas de resíduos e concedeu bônus de mais de R$ 872 mil nas faturas de energia dos clientes atendidos pela distribuidora em São Paulo, além de colaborar para evitar a emissão de mais de 8 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Os pontos de coleta e mais informações sobre o programa em São Paulo podem ser visualizados no link: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Sustentabilidade/iniciativas/archive/ecoenel.html
Os clientes também podem baixar gratuitamente o aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS, e consultar os endereços dos ecopontos, os bônus creditados e os valores de cada resíduo.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, está presente nas cinco regiões do País com 213 lojas distribuídas em 23 estados, mais o Distrito Federal. É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores (as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
#Envolverde