Foodtech se torna a primeira empresa de alimentos a utilizar material 100% PCR como embalagem primária
A Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, acaba de anunciar o lançamento do projeto “Pack 2.0”, iniciativa que visa a troca das embalagens atuais, para um material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1. O objetivo é priorizar o uso de materiais reciclados e recicláveis e faz parte do calendário de Sustentabilidade da marca, que será lançado em breve.
A nova bandeja é produzida por um rolo de filme chamado PET PCR (Post Consumer Resin – Food Grade) e com a troca, Fazenda Futuro se torna a primeira empresa de alimentos a utilizar material 100% PCR como embalagem primária. O processo de produção é feito com uma máquina termoformadora que molda o filme em bandejas dentro da fábrica, no Rio de Janeiro. Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas cartão e também as caixas de embarque.
As novas embalagens são feitas com menos matéria prima: 27% menos plástico (bandeja e tampa) e 15% menos cartão (cinta). Além disso, o transporte de produtos para pontos de venda dentro e fora do Brasil também acaba se tornando mais sustentável, dado que está sendo otimizado o espaço dentro de cada caixa de embarque, por meio da redução do tamanho das bandejas e remanejamento interno das mesmas, e também a forma de paletização. Com isso, é possível ter uma melhoria entre 10% e 40% no transporte de produtos por palete.
Com essas atualizações, a Fazenda Futuro também irá iniciar, em 2023, o projeto de inventário de carbono (escopos 1, 2 e 3) de toda a operação da companhia, desenvolvendo assim um plano de descarbonização com metas de neutralização da empresa como um todo. “Essa iniciativa só reforça que, mais uma vez, escutamos nossos consumidores e conseguimos entregar o que eles sempre pediram. O processo foi um pouco demorado devido a diversos fatores, mas fizemos e entregamos a melhor solução para a melhoria das nossas embalagens, que ainda não está 100%, mas chegaremos lá com certeza. Um prato de cada vez e juntos vamos conseguir um futuro melhor, mais consciente e um planeta terra habitável pela eternidade. “, conta Mari Tunis, diretora de Marketing da Fazenda Futuro.
Sobre a Fazenda Futuro
Fundada em maio de 2019, por Marcos Leta e Alfredo Strechinsky, a Fazenda Futuro é a primeira foodtech e lifestyle brand da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, mas com um grande diferencial: tem o mesmo gosto, textura e suculência de carnes bovina, suína e de frango. Os dois fundadores se uniram na preocupação com o índice de consumo de carne da população mundial e lançaram a marca com um propósito ambicioso: mudar a forma como o mundo se alimenta. Por conta de seus diferenciais, a Fazenda Futuro alcança não só vegetarianos e veganos, mas consumidores dispostos a mudar seus hábitos diante dos impactos que causam no planeta, os chamados flexitarianos.
Criado através de um processo tão único quanto as causas que existem para apoiar, envolvendo tecnologia e engenharia, Leta & Strechinsky colocam pesquisa e desenvolvimento no centro do negócio. Quase um terço da receita bruta é reinvestida em P&D, já que os produtos estão em um processo contínuo de testes e melhorias e, à medida que se ‘atualizam’, chegam mais próximos ainda da carne animal. Foi inclusive no final de 2017, muito antes da marca ser lançada, que iniciou-se a formulação do Futuro Burger, primeiro produto da marca que, hoje, já está em sua terceira versão e é líder de categoria. Além dele, o portfólio conta com Futuro Burger Defumado, Carne Moída do Futuro, Almôndega do Futuro – outra líder-, Futuro Frango, Linguiça do Futuro, Futuro Atum, Kikikibe, Mini Burger e Franguito, cada um com sua própria fórmula, mas todos sem transgênicos e, claro, sem boi, porco, galinha ou peixe. Entre os ingredientes mais usados estão proteína isolada de soja, de grão de bico, além de beterraba, óleo de coco e alga marinha. Com 3 anos de existência e como Future Farm, a marca já está presente em 30 países como Inglaterra, Holanda, Suécia, Emirados Árabes, Chile, Uruguai e Estados Unidos.
Prêmios Fazenda Futuro
A Fazenda Futuro foi premiada World Changing Ideas 2020 pela Fast Company; Foi premiada como “Branding” no Latin American Design Awards; Conquistou o melhor design de embalagem pela The Dieline; O Futuro Burger ganhou na categoria de melhor vegano e plant burger do The Grocer, Reino Unido, país onde a marca esteve entre os 10 melhores anúncios ao ar livre de campanha em 2021; Também garantiu o prêmio de melhor novo produto pela Vegnews, no Expo West Trade Show e, além disso, o recente lançamento da marca, Futuro Atum, recebeu o título de melhor produto internacional pela Alimentaria. Já este ano, 2022, Fazenda Futuro conquistou o “Progressive Grocer Impact Awards”, que tem como objetivo homenagear empresas que estão focadas no bem maior, e foi reconhecida como vencedora na categoria de conservação de recursos e sustentabilidade.
Acompanhe a Fazenda Futuro: @fazendafuturo e @futurefarm
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