Noticias

Felino raro em iminente extinção é fotografado nas videiras da Família Salton, na Campanha Gaúcha (RS)

É o sétimo registro do gato-palheiro-pampeano (Leopardus munoai) em vida no mundo e, de acordo com especialista, o fato reflete a qualidade do manejo nos vinhedos da empresa

O sétimo registro do gato-palheiro-pampeano (Leopardus munoai) em vida no mundo, foi feito nas videiras da Família Salton – a mais antiga vinícola em atividade no Brasil e líder no mercado nacional de espumantes desde 2005 — em sua unidade da Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS). Considerado uma espécie endêmica do bioma pampa, o gato-palheiro-pampeano é um dos felinos mais ameaçados de extinção em todo o planeta. A informação foi confirmada pelo biólogo e pesquisador do Projeto Felinos do Pampa, Felipe Peters. O registro raro foi possível graças ao Estudo inédito de inventário de Gases de Efeito Estufa o primeiro no setor brasileiro para estabelecer planos e metas para redução de emissões GEEs que a empresa desenvolveu em parceria com a Universidade de Caxias do Sul -UCS.

Graças ao estudo, foi possível compreender a caracterização de cada bioma onde a empresa está inserida. A catalogação do bioma, em especial do pampa, incentivou o levantamento pedagógico da fauna endêmica, sempre com o foco em desenvolver um trabalho em plena harmonia com o contexto ambiental.

O registro do animal na Azienda Domenico ocorreu no mês de agosto deste ano, pelos fotógrafos de vida selvagem e educadores ambientais, Gustavo Arruda e Gustavo Fonseca. “A ideia era mostrar a exuberância dos animais que vivem no entorno das parreiras e nas áreas de preservação da vinícola. Nós quase não acreditamos quando o avistamos próximo às parreiras, já que é considerado o ‘fantasma dos pampas’. A primeira vez que o vimos, ele estava na quadra das videiras de uvas da variedade Marselan. Foi tudo muito raro e emocionante”, descreve o fotógrafo Gustavo Arruda. O animal fez pelo menos quatro aparições, durante dois dias, no entorno dos vinhedos.

“Encontrar o gato-palheiro-pampeano em nosso vinhedo reforça a qualidade do nosso manejo e nossa atuação favorável o meio ambiente e preservação da fauna e da flora na região. Para nós, a sustentabilidade é um trabalho contínuo de manutenção do nosso legado na elaboração de vinhos. Entendemos que a preservação do meio ambiente é fundamental e é a melhor forma de zelar pelo futuro do negócio e pelo futuro do planeta”, destaca Mauricio Salton, CEO da empresa.

Registro reflete a excelente conservação do vinhedo e condições para a fauna endêmica

Ainda segundo o biólogo Felipe Peters, o fato do animal estar correndo vivo na região e ser aparentemente residente, é sinal de que o manejo realizado na vinícola não está impactando negativamente a população do animal. “Essa foto é extremamente importante porque na maioria dos registros que temos deste animal, ele já está morto.

Peters acrescenta que a presença do animal deve ser celebrada dentro de um contexto ainda maior, já que é também um indicativo de que espécies que estão abaixo do gato-palheiro-pampeano – consideradas presas, por exemplo – também estão sendo conservadas naquele espaço. Segundo o especialista, a presença do gato-palheiro-pampeano é um indicativo positivo da presença de fauna e flora nesta região.

Ainda de acordo com o biólogo, por enquanto não há uma classificação oficial em relação à extinção dado às recentes descobertas sobre a espécie, mas em 2023 ela deverá entrar na lista do Ministério do Meio Ambiente como criticamente ameaçada de extinção.

Outras espécies nos vinhedos da Família Salton

Além do gato-palheiro-pampeano, outros animais como perdiz, perdigão, veado-campeiro, graxaim-do-campo, tatu-galinha, gavião-cri-cri e demais espécies típicas do campo foram vistas em meio às videiras da Azienda Domenico, em um importante demonstrativo de cuidado e preservação ambiental.

“Logo percebemos que a manutenção dos campos nativos em torno das uvas e o manejo, como vem sendo feito, faz com que o animal possa viver ali tranquilo, confiando na camuflagem e sem medo de estar neste ambiente”, destaca Gustavo Arruda.

Família Salton e Práticas de Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação frequente para a Salton, que desenvolve diversas ações com esse foco, entre elas:

  • Manejo inovador: Cartilha “Amostragem e recomendação de adubação para vinhedos da Campanha Gaúcha”  o primeiro guia oficial desta temática e teve como base um estudo conduzido por professores, pesquisadores e estudantes da UFSM ligados ao Departamento de Solos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Estes experimentos sobre adubação de solo provavelmente estão entre os de maior duração em território brasileiro, além de serem os primeiros dedicados à região da Campanha Gaúcha. Na prática, o estudo trouxe ganhos relevantes em eficiência, produtividade e qualidade, agregando melhores práticas de manejo do vinhedo e correções em processos que tornam o manejo mais sustentável. O estudo que originou a cartilha durou quase dez anos e ela foi compartilhada com produtores de uva da região.

 

  • Equilíbrio entre o bioma e o uso da terra — projeto que uniu pesquisa e ciência, demonstrando uma redução em 99% no uso de herbicidas na última safra com técnicas naturais de controles de pragas, desenvolvida graças à parceria com a UFSM, o que também reduz o impacto sobre a fauna e a flora locais. Nesse projeto, descobriu-se que o ciclo do Azevém (um tipo de gramínea) coincide com o ciclo vegetativo da videira, suprimindo o desenvolvimento das plantas daninhas, agindo como um herbicida natural. Sem prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema. Gestão de recursos naturais: Irrigação — em Santana do Livramento, 100% das áreas de vinhedos próprios possuem sistema de irrigação por gotejamento, que evita o desperdício, fornecendo a quantidade necessária de água para as plantas. A água é proveniente de barragens que captam a água das chuvas. Frotas — troca gradual de combustível fóssil utilizado na frota da empresa e empilhadeiras movidas à combustão fóssil por elétricas. Menos vidro — redução gradual no consumo de vidro em garrafas ao trabalhar com material aliviado, projeto desenvolvido em parcerias com fornecedores. Essa alteração diminui o peso no transporte e reduz a quantidade de emissões de gases de efeito estufa durante a produção da garrafa.

Tecnologia para produção de vinho com ciência de dados — em 2020 a Salton iniciou o desenvolvimento de um banco de dados para acompanhar de forma analítica as influências de ano e safra, com variáveis físico-químicas das variedades de uvas nas regiões produtora da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha. Em alguns anos as análises proporcionarão respostas para hipóteses que hoje são conhecidas de forma empíricas no Brasil. Os dados já começaram a proporcionar orientações comparativas entre safras e conhecimentos sobre adaptabilidade das variedades de uvas aos ambientes.

Sobre a Família Salton

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos.

Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

#Envolverde