Levantamento da CCEE destaca Bahia, Minas Gerais e Piauí como os maiores produtores
A geração de energia solar fotovoltaica segue em alta no país. Depois de encerrar 2021 com avanço de 29,3%, a produção desse tipo de eletricidade aumentou 60,9% em janeiro desse ano, de acordo com o levantamento periódico do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
Ao todo foram gerados 1.134 megawatts médios. O estado com maior participação nesse montante foi a Bahia, com 233 MW médios, seguida por Minas Gerais (163 MW médios), Piauí (90 MW médios), São Paulo (74 MW médios) e Ceará (49 MW médios).
Hoje o Brasil conta com 176 usinas solares fotovoltaicas, a maioria localizada na região Nordeste, onde a incidência solar é boa praticamente o ano inteiro. A capacidade instalada cresceu 83% nos últimos 2 anos e atualmente é de 4.836 megawatts, volume superior ao que é produzido por uma usina do tamanho de Jirau, no estado de Rondônia, quinta maior usina em capacidade instalada no Brasil.
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).
#Envolverde