Com projeto piloto, Dia deixará de emitir 267 toneladas de CO2 em 3 anos ao abastecer cerca de 40 lojas
Para dar continuidade à estratégia global de sustentabilidade definida para os próximos anos, o Dia acaba de colocar em prática mais uma iniciativa para contribuir à redução de emissão de CO2. Trata-se de uma parceria com a Nomad Cargo, que disponibilizou dois caminhões elétricos para o transporte de FLV (frutas, legumes e verduras) da rede varejista.
Cada um deles tem capacidade de carga líquida de 4 toneladas e irá transportar diariamente os produtos de FLV do Centro de Distribuição da Anhanguera (CDA), em São Paulo, para cerca de 40 lojas da região abastecida por esta Planta. O veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 km com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio CDA do Dia.
“Gerar movimento positivo às questões de ESG, seguindo nosso plano de sustentabilidade, é um compromisso do Dia e faz parte da nossa estratégia. Globalmente, temos a meta de reduzir 40% a emissão de C02 até 2023 e a incorporação de dois caminhões elétricos à nossa cadeia produtiva é o tipo de iniciativa que nos orgulha e agrega valor para nossa empresa”, comemora Marcio Barros CEO do Dia no Brasil.
Além de zerar a emissão de CO2 e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na matriz de transportes, o caminhão elétrico traz outros benefícios como a isenção de restrições na circulação urbana e o nível reduzido de ruído.
“Queremos, a médio prazo, ampliar o número de veículos elétricos em nossas operações e continuar colocando em prática novas soluções que contribuam para um futuro mais ambiental, social e economicamente sustentável”, destaca Barros.
Compromissos globais de sustentabilidade
O Dia busca ser agente transformador da sociedade por meio da prática diária de atitudes sustentáveis, criando e incentivando ações com foco em minimizar os impactos da sua operação. Isso será possível a partir de iniciativas que gerem resultados positivos, em especial por meio de projetos que priorizam a ética, preservam os recursos naturais, valorizam perfis diversos, incentivam a inclusão e ampliam o apoio à comunidade.
O Plano de Sustentabilidade faz parte da estratégia global do Grupo Dia, desenvolvida em 2021 a partir de 15 temas alinhados a 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujas ações devem ser implementadas até 2023.
“Para nós, é essa a forma correta para transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Este é o sentido. Este é o porquê. Esta é a causa. E este é o nosso compromisso com o que é mais valioso para nós: as pessoas e tudo o que está diretamente ligado a elas”, reforça Barros.
O Projeto Mudança Climática é um dos 15 temas do Plano e, dentre as iniciativas planejadas para contribuir com o compromisso global do Grupo Dia em reduzir as emissões de Co2, destacam-se:
- Compra de energia limpa: Em parceria com a Raízen, o Dia contratou a geração distribuída de energia renovável para 36 lojas no estado de São Paulo. Em cinco anos, o Grupo prevê a redução de 778 toneladas de CO2.
- Baterias de Lítio: realização da substituição de 50 baterias de chumbo-ácido utilizadas em equipamentos do CD por baterias de lítio que reduz espaço, troca de fluidos, dentre outras vantagens ambientais.
- Tecnologia Led: troca das lâmpadas por luzes de led em cerca de 100 lojas e 2 CDs.
Além do projeto “Mudança Climática”, o Plano de Sustentabilidade prevê iniciativas nos projetos de Gestão de Resíduos e de Combate ao Desperdício Alimentar, que também contribuem diretamente às questões ambientais, tais como:
- Descarte de Uniformes: 100% dos uniformes descartados foram doados à uma fábrica de estopa. Isso significa que entre 2021 e 2022 mais de 15 toneladas de tecidos foram reutilizadas e deixaram de ir ao meio ambiente.
- Compostagem: 8 toneladas de matéria orgânica geradas no CDA por produtos não mais aptos ao consumo foram transformadas em compostagem e serão doadas para hortas comunitárias indicadas pela USP.
- B4waste: mais de 100 toneladas de produtos próximos ao vencimento foram comercializados na plataforma B4Waste, em sete meses de parceria.
- Perda Zero: em último levantamento realizado em setembro deste ano, houve redução de cerca de 14% nas lojas e 70% nos CDs.
Sobre o Grupo Dia
Cada dia mais perto
Somos o Grupo Dia, a rede líder de lojas de proximidade com quase 6.000 estabelecimentos em Portugal, Espanha, Argentina e Brasil. Somos a loja do bairro, aquela que proporciona uma experiência de compras fácil, rápida e completa, perto de casa e com produtos de qualidade a um preço acessível, tanto através das nossas lojas físicas como através do nosso canal online.
A nossa primeira loja Dia abriu as suas portas em Madrid em 1979. Hoje, quatro décadas depois, com a proximidade como a nossa força e a diversidade como a nossa bandeira, as mais de 38.500 pessoas que compõem as nossas equipas em loja, armazém e escritório, e as 18.000 na nossa rede de franquia, são movidas pelo mesmo objetivo: estar mais próximos das pessoas todos os dias para que todos tenhamos a qualidade que merecemos ao nosso alcance.
Para alcançar este objetivo, contamos com uma sólida rede de fornecedores, fazendo 86% das nossas compras localmente. Isto permite-nos oferecer aos nossos 45 milhões de clientes em todo o mundo alimentos acessíveis a todos, com um sortido completo, um compromisso claro com produtos frescos e uma marca Dia renovada.
Juntos, construímos uma empresa que está cotada na bolsa espanhola desde 2011 e que alcançou um volume de negócios anual de 6,600 milhões em 2021. Além disso, trabalhamos todos os dias para gerar um impacto positivo onde quer que operemos, graças às oportunidades de emprego e auto-emprego: por cada emprego direto, o Grupo Dia gera 2,7 empregos totais na economia, o que resulta em mais de 151.099 empregos diretos e indiretos, e atinge uma contribuição total para o PIB de 9,274 milhões de euros.
#cadadiamaisperto Linkedin: Dia Brasil Twitter: Grupo Dia
#Envolverde