61% dos pais dizem que o projeto da horta ajudou na melhoria da dieta familiar
No Brasil, 55,2% das famílias se encontram em situação de insegurança alimentar, conforme dados da última pesquisa da Rede PENSSAN. Ao mesmo tempo, de acordo com dados do IBGE, os alimentos estão 15% mais caros em um ano. Como estratégia para tratar o problema, promover a educação alimentar e melhorar a segurança alimentar, o iFood – maior empresa de delivery de comida da América Latina, se reuniu com instituições parceiras e iniciativas públicas para implantar hortas urbanas em escolas públicas. Em menos de oito meses de projeto, já foram colhidas 17 toneladas de alimentos, sendo mais de 25 tipos de hortaliças e legumes, que beneficiaram 12 mil pessoas da rede pública de ensino.
O projeto das hortas nas escolas vai além de alimentar os alunos e toda a comunidade escolar do entorno. “Mais do que atuar como um complemento da merenda, as hortas são utilizadas nas atividades educacionais. Atualmente, 61% dos pais ouvidos dizem que o projeto da horta ajudou na melhoria da dieta da família”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.
Para Fabíola Lisboa, Diretora de Escola, as hortas geram benefícios em sala de aula. “O projeto teve início na nossa escola em outubro de 2021 e envolve professores, funcionários, pais e alunos. Quando a criança conhece o processo do plantio, cuidar e colher, ela acaba tomando gosto e aceitando melhor a alimentação de verduras e legumes”, afirma. “O projeto das hortas enriquece muito o trabalho que fazemos em sala de aula, porque as crianças vivenciam na prática o que falamos”, comenta Raquel Ataíde de Cesare, Professora do Fundamental 1.
Atualmente as hortas urbanas produzem 25 tipos de hortaliças e legumes, que alimentam alunos de três escolas da rede pública, localizadas na Zona Leste de São Paulo e Ferraz de Vasconcelos (SP). As instituições parceiras envolvidas são a ONG Cidades Sem Fome, Gerando Falcões, Pé de Feijão e Prato Verde Sustentável. Mais dois projetos de hortas ecológicas em escolas promovidos pelo iFood estão em implementação em Osasco, em parceria com a secretaria de segurança alimentar do município, Banco de Alimentos e Secretaria de Educação, e estarão produzindo alimentos até o final do mês de maio.
Segundo Luisa Haddad, co-fundadora do Pé de Feijão, a horta na escola tem um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares das crianças ao criar uma conexão afetiva com os alimentos. “A beleza desse projeto é que ele não só apoiou as escolas na implantação das hortas, mas apoia também as educadoras e educadores com repertório de atividades para que se sintam confiantes em usar a horta como uma sala de aula a céu aberto”, comenta.
Como próximos passos, o iFood planeja ampliar o projeto com instituições, empresas e parceiros para potencializar a iniciativa. “Não se faz impacto social sozinho, muitos atores precisam estar envolvidos e engajados. Tem muitas iniciativas boas ocorrendo que precisam de apoio para ampliar seu impacto, as empresas precisam reconhecer esses atores e fortalecê-los. E para isso é necessário escutar a comunidade, suas necessidades reais, sem trazer projetos prontos”, afirma André Borges.
Em números números:
- 25 tipos de hortaliças e legumes
- 17 toneladas de alimentos em 8 meses
- 12 mil pessoas beneficiadas
- 2.300m² áreas ocupadas
- 3 escolas em menos de um ano
Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.
#Envolverde