Noticias

Hurb cria solução com foco em práticas ESG para reduzir impactos ambientais no turismo

Com investimento em práticas sustentáveis, a plataforma de viagens e a Squair Tecnologia desenvolveram uma solução para permitir que redes hoteleiras diminuam os custos de água otimizando energia

Quando tecnologia e ESG andam juntos, as chances de sucesso na implementação de boas práticas tendem a aumentar. É assim que, comprometido em aproximar o setor do turismo ao mundo ‘verde’, o Hurb, maior plataforma de viagens online do Brasil, investiu na Squair Tecnologia, startup que fornece um ecossistema de soluções por meio do IoT permitindo a otimização e o uso consciente dos recursos naturais (água e energia) nas redes hoteleiras, garantindo grandes oportunidades de economia de energia em tempo real.

As inovações em ESG entre as empresas do setor de tecnologia não param e todas essas mudanças refletem a necessidade cada vez maior de investir em novos projetos e ações centradas nessas práticas – Environmental, Social and Corporate Governance – em diferentes segmentos do mercado. Para a hotelaria, o Hurb investiu no desenvolvimento de uma solução flexível e adaptável que permite monitorar diversos ambientes e equipamentos em redes hoteleiras que colaboram com a preservação do meio ambiente.

De acordo com Pedro Thompson, CEO do Hurb, “com a nova realidade da crise hídrica e energética, as redes hoteleiras precisam contribuir com a otimização de energia, consequentemente reduzindo os impactos na natureza. É por isso que criamos tecnologia para ajudar as organizações a compreenderem melhor suas ações e os efeitos dessas ações no meio ambiente”, diz Thompson. “Queremos ajudar empresas a encontrarem opções mais sustentáveis para seus negócios, usando sempre tecnologia para otimizar dois ativos muito importantes: o tempo e o meio ambiente”, complementa Thompson.

Para João Ricardo Mendes, founder do Hurb, “a pandemia deixou claro que devemos viver com mais respeito ao planeta. Agora é a hora de investir nas práticas ESG e na tecnologia sustentável que não afetam o ecossistema e, ao mesmo tempo, sanam as dores do mercado hoteleiro. Essa parceria é o primeiro passo para essa transformação.”

A Squair desenvolveu uma plataforma flexível e adaptável que permite monitorar diversos ambientes e equipamentos sem exigir mudanças estruturais para as redes hoteleiras, evitando perda de recursos e produtividade, além de colaborar com a otimização de energia e a preservação do meio ambiente, tudo de forma remota num só lugar.

Fazer o uso consciente de recursos naturais e entender o quanto isso representa na conta final do empreendimento é um movimento que vem acontecendo no mundo todo e criou novas oportunidades de gerenciamento das ações ESG nas Companhias. “As empresas devem levar alguns sinais a sério e alinhar suas marcas, operações e cultura para melhor atender às expectativas não só dos consumidores, mas do planeta. Uma das maneiras de fazer isso é adotando tecnologia sustentável ou verde — ou por meio do uso da tecnologia para tornar os produtos e serviços mais amigáveis para o planeta e as pessoas.” comenta Manuel Vargas, CEO da Squair.

O Hurb tem em seu DNA a tecnologia e, por isso, investe em ações como esta, que visa minimizar cada vez mais as perdas e que poderão decolar o futuro do turismo não só no Brasil, mas no mundo.

Sobre o Hurb

O Hurb é a maior plataforma de viagens online do Brasil. Sua missão é criar soluções para otimizar e tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para todos, conectando pessoas e lugares através da sua plataforma tecnológica própria. Com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, a empresa já conta com escritórios no Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e em breve em Montreal (Canadá). Fundada em 2011, por uma equipe experiente e líder no mercado de tecnologia e turismo, a empresa vende 1 diária a cada 5 segundos, respondendo por 1,56% (2020) do PIB turístico do Brasil. Em menos de 10 anos, atingiu 725 funcionários, 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos ao redor do mundo e 14 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo considerada a maior fanpage mundial de turismo.

#Envolverde