Noticias

IBGE tem novos indicadores para avaliar o desenvolvimento brasileiro

A nova estrutura oferece quatro setores para medir o crescimento sustentável. 

Por Katherine Rivas, da Envolverde –

Com o objetivo de retratar de forma fiel o Brasil e prover meios para contribuir com o desenvolvimento do país, O IBGE atualizou o banco de informações dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA).

Com 63 indicadores organizados, o sistema classifica as informações em quatro setores (ambiental, social, econômico e institucional). Na dimensão ambiental as pesquisas abordam temas como: emissão de gases de efeito estufa, poluição do ar e das águas, uso de agrotóxico, emissões de saneamento básico, entre outros.

No setor social é feita uma análise detalhada da satisfação das necessidades humanas, melhorias da qualidade de vida e justiça social. Demografia, emprego, saúde, educação e violência.

Dados relacionados de forma direta ao PIB, consumo de energia e novas fontes de energia renovável fazem parte da dimensão econômica. E na dimensão institucional são expostos dados sobre legislação ambiental, acordos multilaterais e gastos com patrimônio cultural e pesquisa.

Os indicadores de Desenvolvimento Sustentável são fontes de dados sistematizadas que refletem o desenvolvimento brasileiro. Os indicadores são apresentados em mais de 100 tabelas com 19 temas. Nas tabelas é possível também ter como referência outros indicadores de estudo recentes.

Com a utilização da plataforma SIDRA, que permite o uso de tabelas e gráficos personalizados, os indicadores consolidam seu papel na avaliação do desenvolvimento sustentável. (#Envolverde)