Depois do Brasil, países são os principais beneficiários do programa de doações, iniciativa que faz parte da agenda ESG da companhia para a América Latina
A Kraft Heinz, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, ampliou seus esforços de doação de alimentos na região da América Latina, onde a empresa também investiu na expansão de seus negócios. Só atrás do Brasil, os países mais beneficiados pelo programa social foram Chile, Costa Rica, México e Venezuela, que receberam, no total, 145,23 toneladas de alimentos até o mês de agosto de 2023.
As ações são realizadas com o apoio de entidades locais, selecionadas através de uma auditoria realizada pela área ESG. O processo tem como objetivo identificar instituições de renome e credibilidade para garantir o destino adequado dos produtos ao maior número de pessoas necessitadas. ” Estamos estreitando laços com as comunidades e conhecendo mais instituições locais para criar uma agenda de doações cada vez mais consistente e integral”, afirma Bruno Keller, CEO da Kraft Heinz para a América Latina.
Segundo o executivo, a iniciativa se enquadra nos compromissos institucionais de Kraft Heinz com a região, “Alimentando um futuro com mais sabor”, segundo o qual a empresa será uma das protagonistas em contribuir para um futuro alimentar mais justo na América Latina.
O gerente da ESG da Kraft Heinz para a LATAM, Renan Cremonesi, afirma que a iniciativa pretende acumular lucros a longo prazo. “O programa de doação de alimentos da Kraft Heinz é uma oportunidade viável que identificamos em todos os países onde operamos na América Latina, para mitigar os efeitos devastadores da insegurança alimentar que atingiu proporções alarmantes e afeta milhões de famílias na nossa região. Nosso objetivo não se limita a proporcionar melhores condições de vida no presente a estas populações, mas a gerar um legado positivo de apoio comunitário e educação nutricional para as gerações futuras”.
DOAÇÕES NO CHILE
No Chile, 84,500 quilos de alimentos foram doados por Kraft Heinz nos primeiros cinco meses deste ano, e entregues a pessoas necessitadas através da entidade Rede de Alimentos. A associação abrange as regiões da capital federal, Santiago. No país, a Kraft Heinz mantém instalações de distribuição e é uma região estratégica para a empresa.
DOAÇÕES NO MÉXICO
No México, a distribuição esteve a cargo do Banco Diocesano de Alimentos de Jalisco, localizado em Guadalajara, capital do Estado de Jalisco e coração da segunda maior região metropolitana do país, com mais de 4 milhões de habitantes. A Kraft Heinz tem, desde 2005, sede administrativa e unidade industrial em Guadalajara.
Desde o início de 2023, Kraft Heinz já doou 32,630 quilos de alimentos às populações atendidas pela instituição. Criada em 1992, a entidade civil mexicana dedica-se a combater a fome e a desigualdade no abastecimento de alimentos através da distribuição de alimentos excedentes a famílias vulneráveis. O modelo da unidade Jalisco inspirou a criação da rede BAMX (Banco de Alimentos do México), com 55 unidades no país.
DOAÇÕES NA COSTA RICA
Na Costa Rica, as doações totalizarão 21,3 toneladas de alimentos, com o apoio da instituição Banco de Alimentos.
DOAÇÕES NA VENEZUELA
Nos primeiros cinco meses de 2023, outros 7,150 quilos de alimentos foram doados e distribuídos a populações necessitadas através das entidades Fundação Manos Amigas, Conselho Communal la Capilla, Semilitas Sagrado Corazón de María e Fundación Esperanza de Vida. As entidades cobrem as regiões da capital federal, Caracas, e as cidades de Valência, no Estado Carabobo, e La Victoria, Estado de Aragua. No país, Kraft Heinz mantém instalações desde 1960, na cidade de San Joaquín, em Carabobo.
(Envolverde)