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Lojas Renner promove 1ª edição de Feira de Boas Práticas com foco em sustentabilidade ambiental

Encontro conectou fornecedores e executivos da companhia a startups e outros agentes do ecossistema de moda, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de processos inovadores e ambientalmente mais sustentáveis para toda a cadeia

Menos de um mês após apresentar o seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, a Lojas Renner S.A. promoveu no dia 22 de setembro, em Porto Alegre (RS), a 1ª edição da sua Feira de Boas Práticas. O encontro aconteceu no Instituto Caldeira um dos mais importantes hubs de inovação do Brasil, e proporcionou aos fornecedores da companhia conhecimento sobre novos processos e tecnologias capazes de estimular o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis para o varejo de moda.

“Esta é uma iniciativa inovadora, alinhada aos nossos compromissos para o ciclo 2022-2030, e que pretende incentivar a troca de experiências entre os nossos parceiros e o ecossistema de moda, conectando-os às soluções mais avançadas em relação à sustentabilidade ambiental para o setor. Com a feira, evoluímos no propósito de atuar de forma colaborativa e como agentes de transformação rumo a um modelo de negócio com impacto positivo para toda a sociedade”, afirma o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa.
A feira contou com um dia inteiro de atividades e reuniu cerca de 250 participantes presencialmente, entre fornecedores e parceiros de diferentes regiões do Brasil, executivos da companhia e expositores, com alcance total ainda maior quando se considera o compartilhamento das informações com os colaboradores das empresas e seus subcontratados. Os inscritos foram convidados a contribuir com o Ingresso Solidário, por meio da doação de peças usadas de jeans que serão recicladas e reaproveitadas pelo projeto Jeans for Change, da Youcom, marca da Lojas Renner especializada em moda jovem.

 Programação

O programa incluiu duas mesas-redondas com executivos da varejista. A primeira sobre o “time to market” (que é o tempo desde a concepção até a disponibilidade de um novo produto ou serviço ao consumidor) associado à captura de tendências e sustentabilidade. A segunda abordou como as temáticas da transparência, circularidade e clima estão relacionadas ao desenvolvimento de fornecedores.

Na sequência foi realizado um pitch de três startups. Uma delas é a Ecotrace, especializada em sistemas de rastreabilidade por blockchain e parceira da Renner e da Youcom em um projeto de certificação de peças em jeans junto com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). A outra é a Trashin, que atuano segmento de gestão de resíduos e logística reversa com foco no fortalecimento da economia circular. E a última é a meuResíduo, uma plataforma digital focada na entrega de indicadores de sustentabilidade.

A tarde foi reservada para a feira propriamente dita, com estandes onde 20 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Paraíba apresentaram soluções inovadoras relacionadas à sustentabilidade. São empresas que atuam em áreas como a reciclagem de tecidos; a produção de fibras, matérias-primas agroecológicas, insumos químicos e corantes naturais; o fornecimento de energias renováveis; a logística reversa; o tratamento e reaproveitamento de água e efluentes; além de consultoria e serviços financeiros.

“Oferecemos um espaço de network para acelerar a disseminação de processos inovadores, mais sustentáveis, práticos e viáveis, capazes de produzir benefícios para toda a cadeia de vestuário e para os consumidores. A partir da análise dos resultados desta primeira edição, pretendemos incorporar a iniciativa de forma regular no nosso calendário de ações”, diz o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.
Durante todo o dia o público pode ainda visitar a exposição Moda Responsável. O espaço reuniu aproximadamente 35 peças vendidas pela Renner, pela Ashua e pela Youcom 5com diferentes atributos de sustentabilidade, relativos a matérias-primas e a processos ambientalmente menos impactantes.
Novo Ciclo – Depois de atingir as metas que havia estabelecido para o período 2018-2021, a Lojas Renner S.A. anunciou, em agosto deste ano, seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade até 2030. São 12 objetivos, ainda mais abrangentes e ambiciosos que os anteriores, com alcance sobre todo o ecossistema de moda e lifestyle da companhia e desdobrados em três pilares fundamentais: relações humanas e diversas; soluções climáticas, circulares e regenerativas; e conexões que amplificam.

Sobre a Lojas Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios. Atualmente, são mais de 650 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.

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