Companhia adotou 800 hectares da Reserva Natural Serra das Almas/CE, por meio da Associação Caatinga (AC)
A M. Dias Branco concluiu o ano de 2021 com a adoção de 800 hectares da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, por meio da Associação Caatinga (AC), entidade não governamental sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga.
Com os 800 hectares adquiridos, a Companhia conseguirá compensar 2.960 mil toneladas de emissão de gases de CO2. Em 2019, a líder nacional em massas e biscoitos já havia adotado 50 hectares, como projeto piloto, para contribuir para ações de proteção e conservação da biodiversidade do local, que é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa biodiversidade de Caatinga preservada e pela sua interação e estímulo ao desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do seu entorno.
A Reserva Natural Serra das Almas possui, no total, 6.300 hectares de área protegida, que resguardam três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos, como mitigação dos efeitos do aquecimento global e segurança hídrica para mais de 40 comunidades próximas.
Para Thays Garcia, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco, a adoção da Reserva Natural Serra das Almas é um importante passo na proteção da biodiversidade, que vem ao encontro da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da Companhia. “A Caatinga é um bioma que corresponde a cerca de 70% da região Nordeste, onde temos 60% de nossas unidades fabris”, conta.
A executiva explica que a adoção da reserva fortalece o compromisso da Companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tais como o ODS 15 – Vida na terra, que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.
Daniel Fernandes Costa, Coordenador Geral da Associação Caatinga, afirma que ações de conservação do bioma são estimuladas em conjunto com o desenvolvimento sustentável no semiárido, gerando oportunidades e condições de adaptação de comunidades aos efeitos das mudanças climáticas. “A parceria com M. Dias Branco é estratégica, demonstrando na prática o seu compromisso socioambiental e contribuindo com o fortalecimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga”.
“A parceria com a Associação Caatinga tem relação direta com as ações de combate às mudanças climáticas devido aos projetos destinados à conservação das terras e áreas naturais, restauração florestal, proteção da biodiversidade, educação ambiental e tecnologias sustentáveis, que envolvem a população local”, relata Daniella Patrícia Guerra Pessoa, Gerente de Sustentabilidade Ambiental da M. Dias Branco. A executiva ressalta que as ações e resultados da Associação Caatinga tem grande importância para a estratégia de compensação das emissões de gases de efeito estufa da M. Dias Branco.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, entre as 10 maiores do mundo no ranking global desses segmentos por faturamento. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.
Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 15 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.
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