Noticias

Materiais Reciclados no Rock in Rio já somam 70 toneladas

Tecnologia e triagem qualificada dos materiais atendem as exigências da indústria.

A atuação das cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama no Rock in Rio Brasil 2022, aliada a tecnologia blockchain – uma iniciativa da startup Reutiliza Já em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (as) – ANCAT, contribuiu com a edição mais sustentável do festival. Cerca de 80 catadores e catadoras trabalham com o objetivo de atender os critérios de qualidade exigidos pela indústria, e de forma digitalizada. Até o momento, 50 toneladas já estão prontas para retornar à indústria e a estimativa é prensar mais de 130 toneladas. A ação beneficiou mais de 350 pessoas.

O diferencial do trabalho realizado para o Rock in Rio Brasil 2022 começa na separação dos materiais recicláveis – etapa inicial do processo que merece destaque, pois é a principal operação agregadora de valor, afirma o presidente da Associação Nacional dos Catadores – ANCAT, Roberto Rocha. “Trata-se de uma triagem diferenciada, uma tarefa minuciosa, com qualidade e rigor, que agrega o valor adequado para a comercialização”, destaca.

O trabalho das três cooperativas ganhou força com a implementação da tecnologia blockchain, promovendo economia circular durante todo o evento.  “A plataforma permite a rastreabilidade, que gera transparência a todo processo, disponibilizando o acompanhamento dos dados. Na prática, o rastreamento gera estatísticas confiáveis que servem de base para soluções criativas para a cadeia da logística reversa, da economia circular. Com isso, é possível entregarmos um material diferenciado, de mais valor às indústrias, e atrair mais investimentos da iniciativa privada”, explica Humberto Bahia, fundador e CEO da Startup Reutiliza Já.

Além da rastreabilidade dos materiais, a plataforma auxilia as cooperativas na gestão e operação da sua produção no dia a dia. “O sistema apresenta, em tempo real, os estoques de produtos finalizados, além de emitir documentos como notas fiscais, controle de qualidade, e registro de fardos de forma que possam ser rastreados”, explica o coordenador de projetos da ANCAT, Fábio Cidrin, ao completar que é um forte instrumento de gestão que promove governança na operação das cooperativas.

A prestação de serviços das cooperativas no Rock in Rio Brasil 2022 promoveu protagonismo, melhor qualidade de trabalho,  geração de renda, fortalecendo os princípios do ESG.

#Envolverde