Programa Empreender com Impacto vai incorporar 30 novos empreendimentos, apoiando a comercialização de produtos de Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
O Mercado Livre abriu 30 novas vagas para o Empreender com Impacto + Biomas, programa que impulsiona a comercialização de empreendimentos da biodiversidade que contribuem para a geração de renda e para a conservação de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Os empreendimentos selecionados participam de capacitação sobre como vender no Mercado Livre, abordando temas como estratégia comercial, logística e marketing digital. Além disso, recebem mentorias individuais, visibilidade na seção de Produtos Sustentáveis e outros benefícios no uso do ecossistema do Mercado Livre. As inscrições terminam em 08 de maio.
A seleção dos empreendimentos será feita pela Consultoria Giral Viveiro de Projetos, com apoio de outros parceiros da sociobiodiversidade, como Amaz, Central do Cerrado e Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé. Dentre os critérios avaliados estão: o produto, maturidade do empreendimento e o impacto socioambiental gerado nos territórios.
A expectativa é que mais de 30 mil novas famílias sejam beneficiadas, direta e indiretamente, pelo fortalecimento desses empreendimentos pelo Mercado Livre. “Ao fortalecer a estratégia comercial e dar visibilidade para esses negócios, contribuímos para a geração de renda e para a preservação da sociobiodiversidade destes biomas”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “Queremos combinar os saberes da floresta, que geram riqueza e proteção ambiental, com o conhecimento do Mercado Livre em comercialização e logística para alavancar os impactos positivos desses empreendedores,”, completa.
Além da produção sustentável a partir de insumos da biodiversidade e da geração de impactos positivos nos biomas contemplados pelo projeto, os pequenos empreendimentos interessados em participar do programa precisam ter CNPJ ativo e produto final desenvolvido.
Impacto positivo
Somente no ano passado, 90 empreendimentos foram beneficiados. 49 deles estavam situados na Amazônia, 18 no Cerrado e 23 na Mata Atlântica, se concentrando, principalmente, nas categorias de alimentos e bebidas, artesanato e cosméticos. Além disso, mais de 50% dos líderes desses negócios eram negros, cerca de 12% são indígenas e mais da metade são mulheres. Além do apoio direto à comercialização e logística, o Mercado Livre promove anualmente campanhas comerciais que buscam trazer mais visibilidade e maior conhecimento em relação a esses empreendimentos e seus produtos, muitas vezes desconhecidos por grande parte dos brasileiros .
A partir deste ano, a experiência será replicada na Argentina e México.
Serviço:
Empreender com Impacto
Inscrições: até 08/05/2022
Pré-requisitos: pequeno empreendimento formalizado (CNPJ ativo), atuante nos biomas contemplados pelo projeto, com geração de impacto positivo, produto final desenvolvido e canais de venda estabelecidos
Formato: online
Investimento: gratuito
Inscrições
Sobre o Empreender com Impacto
O Empreender com Impacto faz parte da estratégia de sustentabilidade do Mercado Livre e acontece em diferentes países da América Latina onde a companhia atua. No Brasil, é articulado pela Consultoria Giral Viveiro de Projeto, e conta com conteúdo produzido a partir da inteligência de mercado do Mercado Livre. Desde 2019, o programa apoia empreendedores e empreendedoras a fortalecerem suas estratégias comerciais; acessar mercados de forma eficiente e sustentável e, consequentemente, potencializar seus benefícios para a sociedade.
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem 76 milhões de usuários ativos, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 32 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 34,5 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.
#Envolverde