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Moura lança nova embalagem biodegradável de suas baterias

Ação reforça compromisso com práticas ESG e inovação, além do pioneirismo dos produtos desenvolvidos pela empresa.

Pioneirismo sempre foi uma marca presente nas soluções desenvolvidas pela Moura. Agora, mais uma vez, a empresa se mostra na vanguarda e inicia sua jornada de eliminação do uso de plástico em suas embalagens. Na linha automotiva, as embalagens plásticas serão substituídas gradativamente por material totalmente biodegradável, feito a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável.

De acordo com relatório divulgado em 2021 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o plástico corresponde a cerca de 85% dos resíduos que chegam aos oceanos e há uma expectativa de que, até 2040, os volumes de plástico que fluem para o mar praticamente triplicarão, chegando a uma quantidade anual entre 23 e 37 milhões de toneladas. Estima-se que anualmente cerca de 500 toneladas de plástico são descartadas no meio ambiente provenientes das embalagens de baterias no Brasil.

Com cronograma de investimento importante em maquinários que foram desenvolvidos especificamente para garantir o processo de automação das novas embalagens com material biodegradável, a Moura inicia o plano de substituição em setembro. A expectativa é que até o final de 2025 todas as baterias das linhas automotivas saiam com a embalagem biodegradável.

A elaboração da nova embalagem foi feita ao longo dos dois últimos anos, focada em solucionar uma questão ambiental que atendesse as necessidades da empresa e cumprisse com nosso compromisso de ampliar sua agenda ESG. O selo de sustentabilidade estampado na nova caixa traz informações sobre o impacto do plástico no meio ambiente, bem como sobre as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa.

O desenho da embalagem foi desenvolvido também com foco na diferenciação do produto no ponto de venda e na sua funcionalidade, com picotes na parte da frente que facilitam a realização de testes de carga e evitam que a embalagem seja rasgada ou retirada para tal finalidade.

“Nosso produto já tinha destinação ambiental correta assegurada pelo PAM, o Programa Ambienta Moura: a cada bateria vendida uma é recolhida pela Moura para reciclagem; a embalagem era o que estava faltando para fechar este ciclo de responsabilidade completa com o que estamos produzindo e colocando no mercado”, afirma Andréa Lyra, Diretora de Marketing, Produto e Comunicação Institucional do Grupo Moura.

Programa Ambiental Moura (PAM)

O Programa Ambiental Moura (PAM) é uma política sustentável sólida, alinhada aos mais avançados padrões globais, que congrega os diversos setores da empresa. A Moura possui uma rigorosa estrutura de preservação do meio ambiente, que começa desde a fabricação dos produtos até a conscientização dos funcionários, clientes, vizinhos e fornecedores.

A Baterias Moura possui a certificação ISO 14001 (gestão ambiental) e é reconhecida como uma empresa engajada com o bem-estar social e ambiental. Além de realizar a logística reversa de seus produtos há mais de 35 anos, ou seja, a cada bateria Moura colocada no mercado, uma é reciclada. A empresa também realiza o inventário de Carbono e define metas para as emissões, além de fazer parte do Programa Brasileiro GHG Protocol da FGV com selo Ouro na comunicação dos nossos controles sobre as emissões).

Na área de eficiência energética, a Moura também vem investindo na autoprodução de energia com a parceria com a Casa dos Ventos. Hoje, 90% da energia consumida nas unidades fabris vem de fontes renováveis.

Sobre o Grupo Moura

Líder de mercado na América do Sul, o Grupo Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, concretizando o sonho dos visionários empreendedores Edson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura. Voltada inicialmente para o ramo automotivo, a Moura ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. Contando com sete plantas industriais — seis no Brasil e uma na Argentina — tem cerca de 6.000 colaboradores. O Grupo Moura também conta com um instituto de ação social que leva o nome da fundadora, Conceição Moura, além de parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura.

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