Limpeza aconteceu no último sábado, dia 23, com ajuda de voluntários
Um mutirão de limpeza na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, recolheu 67 quilos de lixo no último sábado, dia 23. A ação organizada pelo Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, em parceria com o iFood, foodtech líder na América Latina e o Instituto Meros do Brasil – começou às 08h30 e teve participação de 38 pessoas, com o intuito de manter as praias limpas e também educar e conscientizar a sociedade sobre o impacto do lixo no mar e a importância da mudança de comportamento e atitudes. Além disso, todos os objetos mais inusitados coletados no mutirão ainda serão expostos pela Orla Rio na Casa de Cultura Laura Alvim durante a Rio+30.
A limpeza de hoje faz parte do projeto de sustentabilidade e reciclagem de resíduos, o Recicla Orla. “É muito importante realizarmos ações como essa, sempre conscientizando e promovendo a educação ambiental e instruindo a população sobre o descarte correto do lixo. E ter a participação e apoio de empresas, ONGs, projetos e órgãos públicos é muito importante, precisamos cada vez mais unir esforços para sensibilizar a população. Há três anos, a Orla Rio criou o projeto Recicla Orla e, com a parceria do iFood, chegamos a 56 pontos de entrega voluntária espalhados por toda zona sul. Todos nós temos o dever de cuidar das nossas praias, especialmente no Carnaval, quando elas se tornam o grande ponto turístico frequentado por cariocas e turistas que visitam a cidade” diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
“O iFood, por meio de seu pilar de sustentabilidade e compromissos ambientais, tem como uma de suas missões instruir a sociedade sobre a necessidade e importância da reciclagem. Os mutirões de limpeza abrangem muito bem esse objetivo por serem realizados de forma que as pessoas sejam impactadas diretamente sobre como o descarte incorreto prejudica o ecossistema e como o simples ato de separar os resíduos e jogar no lugar correto é essencial”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.
O público foi convidado a comparecer e teve a oportunidade de participar da triagem educativa dos resíduos, assim como participar de todo o mutirão e do bate papo com especialistas. Aline Fernandes, da consultoria Impacta, compartilhou sua experiência em repensar e implantar atitudes mais sustentáveis no dia a dia; Arian Rayegani da Na Laje Designs apresentou exemplos de reciclagem e Hugo Nunes, do Meu Copo Eco abordou práticas de reutilização de materiais.
Sobre o Recicla Orla
O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram reciclados mais de 850 toneladas de materiais como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, são 56 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais informações no site.
Sobre a Orla Rio
A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2021, a concessionária investiu mais de 148 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Desde 2019, a Orla Rio vem implementando programas de ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla. Mais informações no site.
Sobre a Polen
A Polen foi fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, que atualmente também é Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain. Mais informações no site.
Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem mais de 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.
#Envolverde