A medida é praticada por 27% dos quase 100 mil clientes da operadora ouvidos em todo o Brasil; Já no ambiente corporativo, menos da metade das empresas dos entrevistados pratica a sustentabilidade.
Desligar eletrônicos após o uso e evitar o desperdício de água e luz são as principais medidas adotadas pelos brasileiros para diminuir o impacto humano ao meio ambiente. A constatação é de um levantamento feito pela operadora TIM em todo o país em fevereiro por meio de sua plataforma de pesquisas TIM Ads, que recompensa clientes com bônus. Entre as quase 100 mil pessoas que participaram do levantamento, 27% afirmaram que mantêm a atenção redobrada nas luzes e torneiras. Outra medida em relação à energia foi o desligamento de aparelhos eletrônicos quando não utilizados, mencionada por 23% dos participantes.
Os entrevistados apontaram ainda outras medidas sustentáveis praticadas no dia a dia, como a vigília para que alimentos não acabem na lixeira (25%), o uso de bicicletas e a adoção de medidas como a carona solidária (16%), a substituição do papel pelos meios eletrônicos (13%) e o consumo de produtos orgânicos (9%). O lixo, um dos maiores vilões do meio ambiente, com mais de 30 milhões de toneladas descartadas inadequadamente em lixões e aterros todo ano no Brasil, segundo a Abrelpe, é uma preocupação de apenas 15% dos entrevistados, que declararam separar resíduos orgânicos do lixo seco.
O levantamento indica ainda que a conscientização quanto à importância das medidas vem menos das instituições formais e mais dos relacionamentos interpessoais. Enquanto 20% dos entrevistados contaram que o incentivo para práticas sustentáveis veio da família e dos amigos, 13% disseram que o impulso partiu de informações trazidas pelas escolas e universidades. As redes sociais contribuíram como incentivo para 13% dos ouvidos na pesquisa, o noticiário para 12% e o trabalho para apenas 11%.
Essa baixa participação das empresas no tema se reflete também em outro recorte da pesquisa. Quando perguntados sobre se o local onde trabalham pratica a sustentabilidade, menos da metade dos clientes (40%) disse que sim e 21% destacaram que apenas com medidas muito tímidas. Outros, 27% apontaram a inexistência de políticas de sustentabilidade nos lugares onde trabalham e 12% confessaram que, além de não praticar, o empregador não valoriza sugestões sobre o tema.
Para as empresas, os entrevistados deixam um alerta: quem não é sustentável não merece fidelidade: 66% dos clientes ouvidos afirmaram que deixariam de usar um produto de uma empresa se ela não demostrar cuidado com o meio ambiente. Aos brasileiros, os clientes da TIM deixam um conselho: é fácil praticar a sustentabilidade (51% pensam assim) e vale a pena (46% acreditam que ela contribui para um mundo melhor).
#Envolverde