Comunidades populares e instituições foram beneficiadas com trocas de lâmpadas por led, descontos na conta de luz e capacitação sobre consumo consciente de energia
Iluminação pública mais moderna; melhorias nas instalações elétricas de prédios comerciais, unidades industriais e de saneamento urbano; troca de lâmpadas; descontos na conta de luz; e até instalação de placas solares em organizações sociais. Com investimentos em torno de R$ 29 milhões no primeiro trimestre de 2022, as ações do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de comunidades populares e do funcionamento de instituições nas regiões brasileiras onde a companhia atua em distribuição.
“Temos o compromisso de promover o uso eficiente de energia elétrica no país por meio de novas tecnologias e de equipamentos adequados, levando bem-estar às pessoas e desenvolvimento para diversas regiões. Estamos também seguindo uma das nossas premissas mais fortes, a conscientização ambiental: proporcionar o hábito aos consumidores de consumo consciente e de combate às mudanças climáticas”, afirma Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Entre os resultados alcançados pelo programa na Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, destacam-se a troca de cerca de 325 mil lâmpadas pelas do tipo LED; substituição de mais de 1.300 geladeiras e instalação de 232 sistemas solares, totalizando 1,4 MWp. Os refrigeradores novos foram entregues a famílias afetadas pelas chuvas, no extremo Sul da Bahia no fim do ano passado. No Distrito Federal, geladeiras antigas cederam lugar a 15 câmaras de vacina para melhoria do atendimento durante a vacinação contra Covid-19.
Em particular, o projeto Neoenergia Solar concedeu desconto de 50% para instalação de energia solar em 223 residências na Bahia, Pernambuco e São Paulo, totalizando 862 kWp instalados, além da troca de 453 lâmpadas dos clientes por LED. Já o projeto Vale Luz, que troca resíduos sólidos por desconto na conta de energia, reciclou mais de 380 toneladas de resíduos e garantiu o desconto de mais de R$ 166 mil na conta de luz de mais de 8 mil consumidores, nas três distribuidoras do Nordeste.
A iniciativa da Neoenergia também ajudou na melhoria da eficiência de energia em 331 prédios públicos e assistenciais, como escolas públicas, unidades de saúde (hospitais e postos médicos) e instituições filantrópicas nas áreas de concessão das distribuidoras. Os investimentos contribuem ainda para o desenvolvimento dos municípios e possibilitam uma economia na conta de energia dessas instituições atendidas.
O programa também é direcionado a outras ações para a conscientização de boas práticas do uso da energia. A execução de projetos educativos estimulou o consumo eficiente em residência, ajudou no combate ao desperdício e na promoção de dicas de segurança em escolas públicas. Com aulas a distância e práticas presenciais, foram capacitados mais de 2,3 mil professores e mais de 124,4 mil alunos das áreas de concessão das distribuidoras sobre o tema de uso eficiente da energia elétrica.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.4
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