Noticias

Nescafé incentiva formação de jovens cafeicultores pelo programa Fazedores de Café e o cultivo de cafés especiais

Parceria com o Sofá Café desde 2019, projeto visa incentivar sucessão familiar e sustentabilidade no campo. Ao todo, já ofereceu curso profissionalizante a pelo menos 120 novos cafeicultores pelo Brasil

Entre os dias 18 e 23 de setembro, acontece em Linhares, no Espírito Santo, a 4ª e mais grandiosa edição do projeto Fazedores de Café, por Nescafé, para formar 45 jovens. Parceria entre a maior marca de café do mundo e a cafeteria paulistana Sofá Café, desde 2019, a iniciativa que mira fortalecer a cadeia produtiva já formou 120 jovens cafeicultores. Especialistas renomados do setor ministram aulas que vão desde conhecimentos técnicos de cultivo, com destaque para inovações sustentáveis na agricultura, até análise multissensorial e barismo, particularidades do café de alta qualidade, também conhecidos como cafés especiais. Para bem além de uma capacitação tradicional, o Fazedores de Café, por Nescafé, é um incentivo à sucessão familiar no campo e à visibilidade sobre o impacto de iniciativas que contribuem para a preservação dos recursos naturais, ambas respostas poderosas a desafios do setor.

“A grandiosidade do Fazedores se dá em tornar o campo um lugar mais atraente para as novas gerações e em preparar os jovens para implementar ações transformadoras em suas realidades”, conta Bárbara Velo, gerente de marketing e sustentabilidade de Cafés na Nestlé. “O projeto também é uma oportunidade valiosa de profissionalizar esses jovens na lida com o café especial e impulsionar técnicas regenerativas, que visam o beneficiamento do meio ambiente por meio da própria natureza — em sintonia com as tendências do mercado consumidor, o que impulsiona a criatividade e o empreendedorismo entre esses jovens”, completa.

Essa será a segunda turma do ano formada pelo Fazedores de Café, por Nescafé. Em maio, o projeto viabilizou uma imersão no universo cafeeiro, com duração de cinco dias (30h), em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA) a 35 jovens descendentes de agricultores.

HISTÓRICO

As origens do projeto se confundem com a jornada liderada pela divisão de cafés da Nestlé rumo ao café sustentável. Em 2019, estreia do Fazedores por Nescafé, a marca quebrou paradigmas internos: após 80 anos dedicados exclusivamente ao café solúvel, ingressou na categoria especial e no segmento de café torrado e moído, para coar.

Paralelamente, foi fortalecendo seu programa de sustentabilidade, Cultivado com Respeito, o maior do mundo na cafeicultura, fundado sete anos antes, como uma iniciativa global e que conta com 20 técnicos reponsáveis por oferecer suporte a mais de 1.300 famílias produtoras.

Daí surgiu a parceria com o barista Diego Gonzales, dono da cafeteria paulistana Sofá Café e referência na categoria especial no país. Desde 2014, ele mantém a versão original, urbana, do projeto, que visa formar gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social, também refugiados e egressos do sistema prisional, a fim de se tornarem baristas qualificados.

“Há quase uma década, o Fazedores faz do café instrumento de real transformação em São Paulo. A Nestlé nos permitiu romper as barreiras da cidade e levar esse trabalho à roça, para aproximar os filhos de produtores de players respeitados do mercado de cafés especiais e dar a eles o conhecimento que muitas vezes se concentra nas grandes cidades e capitais”, diz Gonzales.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

#Envolverde