Noticias

Nestlé abre seu espaço de inovação para impulsionar agenda de economia circular

Empresas e colaboradores da Rede pela Circularidade do Plástico se reúnem para endereçar os principais desafios da agenda em busca do aumento da reciclabilidade das embalagens plásticas

Na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, a Nestlé abriu as portas do Panela House, espaço de inovação aberta e preparado para receber multistakeholders localizado em sua sede, para o encontro da Rede pela Circularidade do Plástico, iniciativa que busca impulsionar a economia circular unindo no mesmo ecossistema os diferentes elos da cadeia do plástico — desde a petroquímica, passando pelas marcas de bens de consumo, varejistas, até as cooperativas, gestores de resíduos, recicladores e os consumidores.

O objetivo dos encontros é concentrar os diferentes stakeholders para fortalecer compromissos em comum e ampliar ações nos grupos de trabalhados específicos dentro de cada eixo da rede. São eles: design de embalagens, logística reversa, políticas públicas, comunicação e governança.

Durante o encontro desta quarta, o foco foi estudar as formas de ampliar os projetos em andamento e como endereçar os desafios mapeados no último encontro, os transformando em oportunidades de novos projetos.

De modo geral, esse movimento também visa contribuir com os objetivos da rede em aumentar a reciclabilidade das embalagens plásticas e a disponibilidade de material plástico pós-consumo para a reciclagem. Criado há 4 anos, o grupo conta com mais de 60 empresas e mais de 300 colaboradores.

“Participamos do grupo desde sua criação e entendemos que esses encontros nos dá a oportunidade de pensarmos juntos, chegar em iniciativas que unam inovação à sustentabilidade, reforçando sempre a importância da cocriação para materializarmos os projetos. Um movimento bastante conectado aos nossos compromissos em circularidade”, reforça Cristiani Vieira, gerente de sustentabilidade da Nestlé Brasil.

Apenas este ano, a Nestlé investiu R$8 milhões em projetos de circularidade de embalagens e trabalha para reciclar o equivalente a 100% de todo o plástico que coloca no mercado anualmente.

Panela House

Panela House é o espaço de inovação aberta e incubadora de novos modelos de negócios da Nestlé. O espaço, localizado na sede da companhia na capital paulista, recebe multistakeholders com o objetivo de cocriar soluções que auxiliem na evolução de um ecossistema alimentar do futuro e regenerativo.

O Panela House oferece aos seus parceiros uma programação de eventos, workshops e networking com a comunidade. Além disso, os stakeholders têm acesso a alguns serviços e espaços que compõem a estrutura da companhia, como as cozinhas de Receitas Nestlé e Nestlé Professional assim como ao C-Lab, o laboratório de pesquisas in house da companhia.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

#Envolverde