Mais de 7,5 mil pessoas participaram de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no mês de junho; Materiais recicláveis coletados foram destinados a 16 cooperativas
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Nestlé realizou, no mês de junho, circuitos de reciclagem em 16 cidades brasileiras com o objetivo de dar visibilidade aos desafios da reciclagem no país e apoiar o trabalho dos catadores de recicláveis. A ação contribuiu para a coleta de 1,3 tonelada de resíduos que foram destinados a 16 cooperativas parceiras — além de renda adicional para as cooperativas, tanto pelo maior volume de materiais disponibilizados, quanto pela prestação de serviços remunerada durante a ação.
Os circuitos fizeram parte da campanha Craques da Seleção, realizada pela empresa com o objetivo de valorizar a atuação dos catadores e cooperados, além de reforçar a importância da separação de resíduos para regenerar a natureza. Fazendo uma analogia ao futebol, um dos esportes mais populares no país, a campanha convocou os brasileiros a se tornarem craques dessa seleção e destacou a reciclagem como um compromisso compartilhado entre empresas, governos e sociedade.
Mais de 7,5 mil pessoas participaram dos eventos regionais, realizados em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Ceará. “Ficamos felizes com o interesse da população em participar das diversas atividades de conscientização ambiental e se engajar sobre mudanças de hábitos que podem resultar em um mundo mais sustentável”, afirma Barbara Sapunar, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Branding da Nestlé Brasil.
A executiva destaca também a importância do desenvolvimento de parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis no país, promovendo não só a reciclagem, como o impacto social positivo. “Temos parcerias com mais de 260 cooperativas em todo o país. Apoiamos 8 mil catadores e cooperados geramos melhores condições de trabalho e maior renda para esses profissionais, agentes essenciais para a economia circular que beneficia a sociedade e o meio ambiente”, diz Bárbara.
Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 15,5 milhões em projetos para ampliar a coleta de materiais no Brasil, garantindo mais de 90 mil toneladas de embalagens recicladas.
Iniciativas sustentáveis
Além das ações com cooperativas e catadores de recicláveis, a empresa investirá mais de R$ 8 milhões em projetos de circularidade de embalagens em 2022 e tem o compromisso de reciclar o equivalente a 100% de embalagens inseridas no mercado. Através de inovações, hoje 97% de suas embalagens já são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas — a meta é ter 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nessa trajetória, a empresa já recuperou o equivalente a 26% do material de embalagem inserido no mercado — sendo 40% plástico.
A Nestlé também vem trabalhando fortemente na renovação de embalagens. Entre as mudanças já realizadas estão a substituição de canudos de plástico por canudos de papel no portfólio de bebidas, a retirada do envoltório da caixa de bombons (reduzindo o uso de 450 toneladas de plástico por ano) e o uso de 100% das garrafas de iogurte feitas a partir de plástico reciclado — com isso, o equivalente a 87 milhões de garrafas feitas de plástico virgem deixaram de ser produzidas por ano.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
#Envolverde