A parceria pretende impulsionar a reciclagem entre os consumidores e apoiar o desenvolvimento da cadeia de coleta
Como parte de sua jornada de sustentabilidade, a Nestlé vai realizar uma parceria com a rede Bramil e a Ambipar Triciclo para utilizar, em pontos de venda selecionados, máquinas que recebem embalagens recicláveis e geram pontos para o consumidor trocar por novos produtos. As “Retorna Machines” estarão disponíveis a partir de hoje para receber os materiais em duas lojas da Bramil, em Três Rios e Petrópolis, no Rio de Janeiro.
As máquinas, desenvolvidas pelo parceiro Triciclo, aceitam qualquer tipo de embalagem reciclável, como plástico, alumínio e vidro, por exemplo. Através de um leitor de código de barras, elas conseguem identificar o tipo do produto e sua composição e, em troca, geram pontos — os “tricoins” — que o consumidor vai acumulando até conseguir trocar por novos produtos.
As máquinas aceitam embalagens usadas de qualquer marca, mas geram tricoins em dobro para o consumidor caso os itens recicláveis sejam da Nestlé. Após acumular 300 tricoins, o cliente recebe vale-produtos, que podem ser trocados nas duas lojas Bramil por itens da marca Nestlé com apelo nutricional, como opções plant-based, orgânicas, sem adição de açúcares, entre outras. O vale-produto poderá ser trocado diretamente no balcão de atendimento das lojas Bramil. Para ajudar a explicar a dinâmica de funcionamento dos equipamentos e para engajar as pessoas em torno da reciclagem e na adoção de práticas mais sustentáveis, as lojas contarão com o apoio de promotores.
Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras, que, em 5 anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens, gerando fonte de renda, matéria prima e trabalho.
“Essa iniciativa integra nossa jornada da Nestlé para promover o avanço dos sistemas alimentares regenerativos em grande escala, em uma abordagem que envolve diversos agentes da sociedade –empresas, parceiros, consumidores, cooperativas– e reúne diversas frentes. Queremos promover uma transformação que deixe um legado para a sociedade e, por isso, atuamos em frentes como educar os consumidores a realizar reciclagem e apoiar cooperativas e catadores de recicláveis. Hoje, só 3% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado. Estimular a reciclagem é uma forma de não só proteger o meio ambiente, mas também gerar renda e desenvolvimento para catadores em todo o país”, afirma o diretor de Trade Marketing da Nestlé, Felipe Votisch.
Além disso, a ação da companhia também busca apoiar o consumidor em busca de uma alimentação mais saudável, já que os produtos participantes da promoção integram um portfólio de saudabilidade da companhia, que tem itens plant-based, ôrganicos, com adição de ingredientes positivos — como grãos e cereais — e outros com redução de açúcar, gorduras e sódios.
“Nós dos empreendimentos do Grupo Mil, conscientes de nosso dever e responsabilidade social, valorizamos a vida e o bem-estar de nosso planeta, sendo nossa preocupação a busca pelo melhor a ser ofertado para nossos clientes e para as localidades nas quais existem instaladas uma de nossas lojas. Desta forma, estamos sempre pautados em promover ações que favoreçam o crescimento sustentável das atividades empresariais e que, principalmente, venham auxiliar na preservação do meio ambiente. Assim, temos buscado a formação de parcerias cujas iniciativas visem alcançar os mesmos objetivos sociais e ambientais, e a Nestlé não poderia ficar de fora destas ações do Grupo Mil. Temos a certeza e a confiança que somente através da união e do esforço conjunto, da formação de parcerias do bem – como a firmada entre o Grupo Mil e a Nestlé -, seremos capazes de transformar o mundo ao nosso redor e garantir para nossos clientes, amigos, familiares e nossas crianças um planeta muito mais saudável. Este é o legado que nós da família Bramil queremos deixar para a posteridade”, afirma Anderson Oliveira, gerente do Departamento de Meio-Ambiente do Grupo Mil (Bramil).
Sustentabilidade na Nestlé
Em 2021, a Nestlé divulgou compromissos como parte de sua jornada para promover o avanço dos sistemas alimentares regenerativos em grande escala. A Companhia é signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e tem um plano global detalhado para reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, fábricas, transporte, embalagens e produtos.
São três os pilares no Brasil rumo à meta climática global: agricultura regenerativa, gerando impacto positivo por meio das principais cadeias fornecedoras, como café, leite e cacau, com foco em conservação, reabilitação e aumento de produtividade; circularidade, reduzindo e eliminando o desperdício em toda a cadeia da produção de embalagens; e bioeconomia, valorizando os biomas brasileiros e suas comunidades por meio de negócios sustentáveis.
Foram definidas como metas para o Brasil até o ano de 2025: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas, reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.
Em 2019, a Nestlé lançou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis. Atualmente, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e a empresa tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular que gera renda e oportunidade. O objetivo é até 2025 tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.
#Envolverde